sexta-feira, 29 de março de 2019

CÃES - Cachorro com diarreia e vômito



O que fazer quando o cachorro tiver diarreia ou vômito ou os dois?

Cada situação é diferente.
Digamos que se deve observar o contexto geral.
Começou do nada?
Comeu algo estranho?
Está animado ou triste?
Come e bebe água normalmente?
Está com comportamento diferente?

Não há uma fórmula que possa descobrir o que está acontecendo sem um exame veterinário.

Google não substitui a consulta! Pode te induzir a erro e piorar a situação. Tenha calma e procure o veterinário.

O que podemos verificar é se há indícios de que pode ser algo grave. Qualquer intercorrência deve ser motivo para levar o cão ao veterinário, mas alguns sinais pode ser indício de que o caso é grave e deve ser consultado pelo vet urgente, ou leva ou o vet faz consulta em domicílio, às vezes, é mais rápido do que transportar cães grandes ou pesados, por exemplo.

Observe, sempre, o estado geral do cachorro. Fique atento a qualquer alteração.
Muita gente deixa perguntas dizendo que o cão apresentou tal problema "do nada", mas, no próprio relato, diz que há dias estava quieto, comendo menos, estranho etc. Então, não ficou ruim de repente. Deu sinais que não foram investigados. Quando apresenta vômito ou diarreia, o caso pode ter evoluído e estar mais grave. Nestes casos, com sinais suspeitos antecedentes, levar ao vet rápido.

Outras questões a serem observados são o aspecto do expedido pelo vômito e das fezes em diarreia.

Observe a cor, textura, cheiro, se contém sangue ou outras substâncias não identificadas etc.

Vejamos alguns exemplos e primeiras orientações.

Vômito ou fezes com sangue: veterinário urgente, pode ser grave ou muito grave.

Vômito isolado após comer alimento que nunca comeu: aguarde, observe se o cão está com comportamento normal, veja se continua interessado em comida (dele) e água. Se tudo normalizado, aguarde. Num primeiro momento, é pra ter sido da comida. Melhorando, tudo bem.

Vômitos recorrentes, com espuma, engasgo: vet urgente. Verifique o que é elimado: ração inteira, pastosa, pasta branca? Isto é importante para o vet fechar o diagnóstico.

Diarreia em filhotes é caso de vet. Pode ser desde problema com introdução alimentar, comeu algo que não poderia, doenças graves, pois são mais suscetíveis por ainda não terem sido vacinados.

Diarreia totalmente líquida, muito mal cheiro, recorrente: vet urgente.

Diarreia episódica: uma vez isolada, fezes voltou ao normal. Observe mais um pouco se normalizou mesmo. Pode ter sido decorrente de algum desarranjo intestinal.

Vômito nunca é normal.
Vômitos por andar de carro, locomover em transporte, geralmente, é causado por enjoo mesmo. São animais mais sensíveis ao movimento do transporte. Evite transportá-lo. Se precisar, caminhos curtos e velocidade lenta. Verifique com o vet a possibilidade de dar algum medicamento para enjoo quando precisar ser transportado.

Vômito logo após comer: depende. Cães ansiosos, agitados, que comem muito rápido, sem mastigar, têm mais propensão ao vômito. Procure ajudá-lo.a comer mais devagar. Há vasilhas específicas para isso. Ofereça o alimento aos poucos, para ele engolir um pouco pit vez. Prefira oferecer menos quantidade mais vezes ao dia, principalmente filhores, a dar quantidades maiores menos vezes ao dia. Vale a pena procurar um floral, homeopatia e opções naturais para regularizar essa ansiedade.

Lembrando que o cachorro não deve correr ou sair agitado brincando após se alimentar. A agitação com o estômago cheio pode causar torção gástrica, que é o torcimento mesmo do estômago. É grave e deve ser socorrido muito emergencialmente e ir para cirurgia. Se não tomar providência, é fatal.

Como saber que pode estar havendo torção? Geralmente, após se alimentar, podendo ocorrer em outros momentos. Espuma pela boca. Veterinário urgentíssimo.

Em caso de dúvida, sempre leve ao vet.
Mesmo que não seja grave, como vermes, precisa tomar providência, como vermífugo.

Não medique seu cão por conta, dependendo da causa da diarreia ou vômito, remédio inadequado pode agravar a situação.

Ofereça água de côco para ajudar a reequilibrar o organismo do cachorro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário