quarta-feira, 27 de março de 2019

AVES - Ovoscopia ovo de pato



Fazer ovoscopia é algo lindo!
Desde a primeira vez que consegui ver o interior do ovo utilizando luz, me encantei. Emocionante!

Ovoscopia é isso: colocar o ovo sobre um feixe de luz e verificar o que está acontecendo lá dentro.

Não é difícil fazer ovoscopia, mas há algumas técnicas e cuidados a se tomar, para não prejudicar o embrião, nem interferir na incubação/choco.

É possível fazer ovoscopia em qualquer ovo, em qualquer fase de incubação. O que muda são os cuidados.

Ovos de casquinha muito fina, como de canários, há de se tomar muitíssimo cuidado ou mesmo até evitar tocar nos ovinhos, pois quebram com muita facilidade. E uma pequena trincada já irá matar o embrião, porque pela rachadura entram bactérias externas que levam o embrião à morte. Às vezes, o manuseio pode causar pequenas trincas que nem enxergamos, como em ovos pintadinhos, como os de codorna. Na dúvida, não manuseie o ovo!

Em ninhos de canários e aves de mesmo porte, é possível fazer ovoscopia no próprio ninho, sem tocar nos ovos, com uma lanterna com feixe de luz pequeno. Falo mais sobre noutra postagem.

Voltando, é relativamente simples fazer ovoscopia em ovos de galinha.

Outra questão a se pensar se vale a pena ou não fazer ovoscopia é calcular os riscos de interromper ou causar prejuízo à incubação.

Galinhas ariscas chocando podem abandonar o ninho se mexer nos ovos. Logo, não faça ovoscopia em ovos chocos por galinhas que não sejam muito mansas e acostumadas com pessoas perto.

Retirar ovos de incubadora para fazer ovoscopia, também, tem seus riscos.
Manter as condições adequadas de incubação - temperatura, umidade, ventilação, viragem - é uma tarefa muito difícil! Quanto menor ou mais caseira a incubadora, mais difícil! Portanto, avalie se vale ficar abrindo a chocadeira para retirar os ovos. A oscilação dos fatores de incubação podem matar o embrião, inclusive choques térmicos, até mesmo facilitar a entrada de bactérias no interior da chocadeira e contaminá-la.

Enfim, avalie os riscos de se fazer uma ovoscopia!

Concluindo que é viável, verá algo mágico: o embrião se mexendo, coração batendo, como um ultrassom de bebê humano, mas com interação mais próxima, você não vê a imagem reproduzida em uma tela, vê a imagem real!

Com cerca de 3 dias de incubação de ovo de galinha, já é possível ver as veiazinhas e um pontinho centralizado nas micro veias "piscando". É o coração batendo!
Com o passar dos dias o pontinho vai aumentando e as imagens vão sendo vistas conforme o desenvolvimento do embrião.

Especialistas conseguem saber a fase de incubação pela imagem, além do básico como ovo vazio, embrião morto etc.

É uma experiência encantadora!

Veja ovoscopia de ovo de pato!

A incubação de ovo de pato é de 28 dias.
Pela imagem, suponho que esteja entre a primeira e segunda semanas, 7-15 dias.




#ovo, #aves, #avesdepostura, #incubação, #choco, #pato, #ovodepato, #ovoscopia, #ovoscópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário