quarta-feira, 4 de julho de 2018
GALINHAS - Baixa taxa de eclosão
Pergunta:
"Boa tarde! Vários ovos das minhas galinhas wyandotte estão gorados (embrião morrendo no início do choco) e outros os pintos morrendo dentro do ovo. De 12 ovos, apenas 1 nasceu os outros gorados ou pintos mortos. Foram chocados na mesma chocadeira ovos das minhas galinhas brahma e todos eclodiram. A alimentação é a mesma (ração de postura 15% PB). Me indicaria algum complemento para fortalecer os meus galos, caso isso for o problema? Grato." Por Marcos Rodrigues em GALINHAS - Como saber se ovo está estragado. 03/07/18.
Resposta:
Olá, Marcos, bem vindo!
Há várias questões e hipóteses a serem levantadas.
As duas raças de galinhas vivem no mesmo ambiente? Se não, considere a possibilidade de as Wyandotte estarem contaminadas por alguma doença aviária, que, eventualmente, influencia na mortalidade dos embriões. Estão vacinadas? Em caso de confirmação de doença, deve todo o plantel ser tratado, suspender as incubações até fim do tratamento.
Outra hipótese é a verificação da chocadeira. Quantas vezes ocorreu essa situação de uma raça desenvolver bem e outra não? Uma ou mais?
Sendo uma, eu suspeitaria de falha ma chocadeira (umidade, temperatura, ventilação e viragem).
Isso pode ser respondido por duas alternativas: tente novamente incubar os ovos e verifique se o resultado é o mesmo ou parecido.
Se parecido, permanecem ambas as possibilidades de doença contaminando os ovos ou falha na chocadeira.
Se mudar o resultado pra melhor, mais eclosões, pode, em tese, descartar doença e passar a focar na chocadeira, talvez as condições de incubação nessa segunda tentativa pode ter sido maos bem sucedido.
Em todo caso, há duas regras gerais: quanto mais puras as galinhas, mais difícil a reprodução. Quanto mais rústicas, mais resistentes.
Esse relato de pintinhos morrendo dentro ovo en fases avançadas de incubação me parecem relacionados a condições inapropriadas da chocadeira, desde o básico como esterilização, como estabilidade das condições ideais de incubação (temperatura, umidade, ventilação e viragem).
Leia essa postagem abaixo para se familiarizar com problemas mais comuns de incubação:
http://ilcagnolino.blogspot.com/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html
No mais, é uma tarefa de investigação até chegar a alguma conclusão. Por ora, é isso. Podemos continuar o assunto, mas preciso de um retorno mais específico.
Boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário