Pergunta:
"Boa noite! Possuo uma chocadeira com alguns ovos de uma espécie de galinha que não tem penas no pescoço por natureza (chamamos de Polaca aqui na Bahia). Um desses pintinhos nasceu com o pescoço muito inchado e estava meio mole/triste. Agora ele está mais ativo, come e bebe com frequência (sinto que ele tem uma dificuldade ao engolir, apesar disso), mas o pescoço continua inchado. Parecia só ter ar dentro, portanto, meu pai espetou um alfinete esterilizado em alguns pontos diferentes, mas não aconteceu nada, os locais só ficaram um pouco vermelhos. O que faço? Abraços." Sergio Segundo em 🐔 GALINHAS 🐓 - Galo machucado. 21/12/17.
Resposta:
Olá, Sergio!
Animais precisam de veterinário, assim como nós, de médico. Pense nisso, em providenciar um vet para cuidar de suas galinhas. Aliás, deixar os animais doentes, sem cuidados ou vacinas pode ser considerado maus tratos.
Não é possível diagnosticar pela Internet.
O pintinho pode ter nascido com alguma anormalidade, é o que me parece.
Não se deve furar o papo, além de criar um canal para entrada de bactérias e infecção, não resolve a causa. Ou seja, arrumou outro problema. Inclusive, não resolveu.
Para saber o que ele tem e tratar corretamente somente com diagnóstico vet. Como você escreveu que não pretende, sugiro que trate do pintinho normalmente.
Não fure o papo!
Para ajudá-lo a engolir, faça uma papinha para ele comer e para engolir, faça uma solução de água com açúcar (1 parte de açúcar para 10 de água) e pingue gotinhas para amolecer a papinha e ele engolir.
Quem sabe assim ele adapta o trato digestório para conseguir alimentar, pois tratar adequadamente só sabendo qual o problema.
Boa sorte!
Obrigado, amigo! Ajudou muito. Além do mais, obrigado pela atenção quanto à questão do veterinário! :)
ResponderExcluirDisponha!
Excluir