domingo, 4 de junho de 2017

BRASIL - Praia do Atalaia, Fernando de Noronha, PE

A Praia do Atalaia é uma das praias do Mar de Fora de Fernando de Noronha que precisa do cartão de permanência na ilha para visitar.
O cartão é uma credencial obrigatória de acesso a alguns locais da ilha. Há locais onde o cartão pode ser feito. O valor promocional para brasileiros é de R$99,00.
Não é a mesma taxa de proteção ambiental (TPA) paga no aeroporto. Ou seja, há 2 tarifas obrigatórias a serem pagas para a estadia em Noronha: o cartão (valor único válido para 10 dias) e a TPA paga no aeroporto por dia de permanência na ilha.
Feitos os esclarecimentos, a Praia do Atalaia é uma das que a entrada é controlada e fiscalizada.
Para visitar a praia, é necessário fazer um pré-agendamento no ICMBio. Isto porque o acesso só é permitido diante de apresentação da credencial e em grupos de 15 pessoas por vez.
Não é permitido uso de cremes, repelentes ou protetores solares no corpo de banhistas, para evitar absorção pelos corais do local.
Os visitantes devem partir de um ponto de apoio do ICMBio de onde inicia um dos acessos a uma das trilhas, a curta. Há também a trilha longa, para a qual é obrigatório acompanhamento por guia.
No ponto de partida, as pessoas assistem a uma rápida palestra sobre o local a ser visitado.
Coletes e máscaras podem ser alugados (R$10,00 cada equipamento) e de uso obrigatório para quem pretender entrae na piscina natural da praia.
A cada 30 minutos um grupo de 15 pessoas é liberado pela trilha curta.
São 30 minutos para a descida, 30 minutos de permanência na piscina e 30 minutos de subida de volta. Tudo controlado.
A trilha é relativamente tranquila. Possui algumas pedras e raízes de árvores expostas, mas nada muito dificultoso, nem íngreme. Descida suave em meio a uma mata de pequenas proporções.
O local é uma praia deserta belíssima onde se localiza uma piscina natural para flutuação. Há uma monitora com apito controlando o uso da piscina.
A piscina é um aquário natural com pequenos peixes coloridos, rochas, pedras, corais, filhotes de outras espécies como polvo e moreia.
As águas são bem rasas (altura do tornozelo) e só é permitida flutuação cok colete e snorkel, sem sapatilha ou outros equipamentos e não pode colocar o pé no chão. Entra-se por um local determinado por uma bandeirinha e dentro da piscina só é permitida flutuação suave.
O local é encantador. A gente se sente dentro daqueles aquários marinhos lindos. Escondidos nos vãos das pedras, há cardumes coloridos. É fácil ver os animais pois a visibilidade é ótima (salvo se precipitar areia, pois ficamos muito próximos do chão).
De todos os locais que fiz snorkel, diria que neste foi mais fácil (não precisa fazer quase nenhum esforço) e vida marinha mais colorida.
Os 15 minutos de permanência permitem que se dê uma volta completa na piscina.
Vale a pena a visita. Se pretender conhecer, agende horário logo que chegar na ilha, pois pode ficar sem vaga.







Nenhum comentário:

Postar um comentário