Uma fêmea com filhotes foi atropelada em Campinas. Os filhotes provavelmente estavam na bolsa e começaram a sair após o atropelamento. A pessoa que encontrou encontrou a fêmea sem vida, os filhotes saindo e três deles mortos. Encontraram 8. 5 sobreviventes.
Aproveitando a oportunidade para alertar o povo que não pára ou reduz a velocidade para animais.
Há orientações para que, em estradas rodoviárias, em altas velocidades, principalmente com pouca visibilidade (noite), surgindo na frente do veículo animais de pequeno e médio porte, não se deve reduzir bruscamente ou desviar. Isto porque a probabilidade de um acidente grave com o veículo e as pessoas dentro dele são muito grandes como perda de controle da direção, capotamento etc. O choque contra um animal (pequeno ou médio porte, cavalos ou vacas a situação muda novamente) é menos gravoso do que uma freada ou desvio. E, em virtude disso, há que se fazer uma escolha entre os passageiros ou o animal.
Informações de utilidade pública à parte, estando em velocidade baixa, faróis acesos, direção defensiva etc., é posível evitar atropelamentos, principalmente desses pequenos animais, como marsupiais.
Fêmeas prenhas ou com filhotes ficam mais pesadas e lentas, logo podemos ficar alerta quando encontramo-nos com esses animais e considerar que talvez não consigam fugir rapidamente ou correr.
E então, por alguma razão desconhecida, houve essa fatalidade.
Estudantes da Unicamp mobilizaram-se para o resgate dos filhotes (os céus agradecem!).
Como dito, apenas 5 filhotes estavam vivos, meio perdidos no local, sendo dois feridos.
Não eram tão recém-nascidos, estavam com olhos abertos, pêlos pelo corpo. Cerca de 1 mês de idade, mas bem frágeis ainda.
Foram levados aos cuidados da www.petseselvagensvet.com.br (a quem agradeço).
Dos 5, 1 estava com um corte bem grande no pescoço e trauma de crânio (grave), 1 com abertura no abdomen, 1 com pata luxada, 2 bem.
Foram levados aos cuidados da www.petseselvagensvet.com.br (a quem agradeço).
Dos 5, 1 estava com um corte bem grande no pescoço e trauma de crânio (grave), 1 com abertura no abdomen, 1 com pata luxada, 2 bem.
31/03/17 - os filhotes já desmamaram, estão comendo frutas, fazendo as necessidades sem estimulação e já dobraram de tamanho.
Porém o mais ferido (trauma cabeça) não resistiu! Ele vinha muito espertinho, comendo bem, os ferimentos cicatrizados e a cabeça desinchou. Talvez alguma sequela cerebral tenha o levado. Infelizmente. Seguem os 4 restantes bem e aparentemente sem sequelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário