quarta-feira, 19 de outubro de 2016

GALINHAS - Pintinhos Brahma morrendo

Pergunta:
"Olá, estou com dúvidas. Ganhei um galo e uma galinha brama e a galinha botou 12 ovos, não tirei nenhum, deixei para que fosse um processo natural; por enquanto nasceram 4, um em cada dia, mas o segundo deu a impressão de que não conseguiu sair do ovo, pois quando via ainda estava com a maior parte do corpo dentro do ovo e sem vida... Os outros dois que nasceram depois parece que nasceu sem um olho e nao resistiram e o 1 que parecia estar bem da a impressão que foi esmagado pela galinha. Pois bem o que faço? Não quero perder os outros que acredito que ainda vao nascer. Espero uma resposta rápida para tentar salvar pelo menos 1. Espero que possam responder o quanto antes. PS.: nunca criei galinha e estou gostando de criar, mas se for pra ver eles morrendo vou parar " por Maicon Alan Amaral em DUVIDA - Como cuidar de pintinhos recem-nascidos. 19/10/16.

Resposta:
Olá, Maicon!
Criar animais é algo trabalhoso, requer muita dedicação, cuidados, responsabilidades.
Mas muito recompensador também.
Digo porque você parece principiante.
Lidar com animais implica em enfrentar dificuldades, inclusive perdas.
Aprendemos com experiência, tentativas, erros e acertos.
Não há uma fórmula mágica para criar.
Temos que estar sempre aprendendo e tentando melhorar, buscando bem estar e qualidade de vida aos animais.
Se decidir levar adiante a criação, deve estar preparado para essas dificuldades, frustrações. Não há criação sem elas. Se não estiver a fim de encarar tudo isso, realmente é melhor repensar no que deseja e está disposto.

Com relação ao que relatou, quanto mais de raça pura for a galinha (ou outro animal), mais difícil o manejo e reprodução.
Animais mais rústicos, de raças misturadas ou sem raça são mais resistentes e fortes.
No caso de galinhas de raça coml Brahma, acontece assim. Não terá o mesmo sucesso na reprodução como com galinhas caipiras comuns, por exemplo.
Sempre haverá menor percentual de nascimento e sobrevivência de pintinhos do que galinhas comuns.
Para saber o que ocorreu com seus ovos, necessária análise de vários fatores como nutrição das galinhas deve estar adequada; viabilidade dos ovos; fatores de incubação (temperatura, umidade, ventilação, viragem); presença de doenças etc.
Parece que houve algum problema na incubação ou mesmo contaminação por doenças.
Se foi choco natura pela galinha, não há muito a se fazer, porque o animal não choca errado. Incubadora artificial pode apreaentar falhas a serem corrigidas. Pinyibhos deficientes podem ser decorrentes de condições de choco inadequadas ou doença. Pintinhos frágeis são comuns em galinhas de raça.
Vacinar todo o galinheiro é muito importante. Doenças aviárias são comuns e contagiosas.
Se tudo estiver em ordem, o jeito é continuar tentando.
Há uma postagem sobre um guia como ajudar a eclosão dos ovos. Procure aqui no Blog. Vai te ajudar a saber se pode intervir para salvar pintinhos durante a eclosão. Dê uma lida.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário