sábado, 22 de outubro de 2016

CÃES - Cuidados para evitar brigas

Cuido de vários cães. Estou com 10 no momento.
Todos castrados, isto é muito importante. Além de evitar filhotes, evita problemas de saúde como câncer, também não reproduzir animais com problemas genéticos ou agressivos.
Com os mês, acontecem brigas. 4 deles (irmãos de uma mesma ninhada, cuja mãe era igual) são bem agressivos com outros cães.
São mistura de raças (acidente), vivem separados por casal (2 casais irmãos) e brigam até mesmo entre eles.

Foram castrados com 4 meses, passaram por adestrador, mas continuam agressivos. Tem que manter separados mesmo.
Nos últimos dias, uma das fêmeas precisou ser internada. Ficou alguns dias fora. Quando voltou, estava muito brava. Avançando contra todos pela cerca mesmo. Chegou a agarrar a bochecha da irmã por baixo de um portão e não soltava. Feriu o focinho da outra.
Tivemos que reforçar os portões dos canis.
Talvez por ela ter ficado fora do ambiente, sendo cuidada com atenção específica e só pra ela (colo, carinho, atenção 24h), ela chegou com postura de dominância absoluta.

Minha experiência foi: ao recolocar (ou mesmo inserir pela primeirs vez) animais antissociais em um ambiente, ir devagar, fazer testes, um passo de cada vez.
Não coloque o animal direto no lugar definitivo, principalmente se tiver canis com outros cães ao lado, dividindo cerca.
Prefira um primeiro contato visual à distância. Manter os animais longe nesse primeiro momento.
Deixe todos os animais em condições iguais/semelhantes. Quero dizer, prefira deixar todos em canis. Estando algum em condição ou lugar privilegiado (solto), com certeza vai reforçar comportamento de dominância e ataque.
Escolha deixá-los em locais mais distantes, seguros e que os deixrm em condicões oarecidas durante um bom tempo do primeiro contato. O faro dos cães é altamente apurado. Manter essa distância será importante.
Avance os passos devagar, como colocar em canis ao lado.
Não faça carinho ou mostre preferência por nenhum. Cães ciumentos e territorualiatas gangam força quando se sentem privilegiados diante ddo cuidador.
Na frente deles, trate todos igualmente e sem toque, contato, ou mínimo.

E assim vá seguindo até que eles estejam ambientados e fiquem estáveis no mesmo lugar, ainda que não juntos.

Não se esqueça de verificar as portas, trancas, grades,portões, divisórias etc. Tudo deve estar bem firme, sólifo, seguro.
Cães em fúria têm muita força e não obedecem a comandos (no gerak).
Assegure-se que o local está apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário