Pergunta:
"Boa noite, já se passaram alguns anos, até eu ler esse blog sobre Colapso da traquéia!!! Será que vc ainda teria a receita com as dosagens certas da homeopatia para esse problema??? Minha York tem tido crises, já dei corticóides e nada resolveu!!! Por favor, me ajude!!! Obrigada" por Simone Parolari em CÃES - Colapso e estenose de traqueia em 19/03/16
Resposta:
Olá, Simone!
Realmente, minha cachorrinha que sofria de problemas respiratórios já se foi.
Mas, por ela, eu estudei muito o assunto.
O que posso te dizer: procure um especialista pra avaliar o caso.
Acho que você gostaria de saber as experiências do leitor que comentou sobre o poodle. Ele falou sobre o Displasia da Homeopet. Eu já utilizei para Displasia mesmo. Não vai servir pra crises, mas você pode tentar.
O caso da minha cachorra não era dos mais graves, era dos mais comuns nos braquicéfalos (focinho curto). E com o passar da idade as apneias (parava de respirar durante sono) foram se acentuando. Ela não chegou a ter um colapso de traqueia propriamente dito.
O colapso de traqueia é o estreitamento da traqueia, que é um tubo flexível, dificultando a passagem do ar. Quanto maior o estreitamento, maior a dificuldade.
Como a traqueia é um tubo mole, anelado, eu passei a investir em substâncias que fortalecessem esse tecido traqueal, mantendo a maior rigidez possível, isto porque além de estreitamento congênito (de nascença) poderia ocorrer uma estenose (colapso) na passagem do ar principalmente em situação de estresse. Funciona como quando sugamos ar por um canudinho e o canudo se fecha.
Foi então que, de modo preventivo e sob orientação do vet, passei a administrar medicação e colágeno (para manter rigidez dos tecidos). Não era homeopatia. Era fórmula manipulada alopática, dependendo de avaliação vet para ministrar.
Voltando ao seu caso, você precisa verificar o grau de comprometimento da traqueia de seu animal.
Essa medicação que eu administrava era preventiva e paliativa. Ou seja, não funcionava em crises. E nem funcionaria para casos graves.
Em situações em que a respiração do animal está muito afetada e prejudicando a qualidade de vida dele talvez seja o caso de cirurgia.
Digo talvez porque é uma uma intervenção agressiva e delicada. Se seu animal é idoso, bem arriscada, eu diria.
É uma cirurgia em que são colocados anéis de um material apropriado na traqueia do animal para manter a abertura e possibilitar a passagem do ar. O pós-operatório é difícil e trabalhoso. Contei aqui no Blog o relato de um animal que fez, era idosi, e ele não resistiu logo após a cirurgia infelizmente.
Por isso tudo, você deve consultar vets especializados ou que tenham experiência, pedir outras opiniões, ponderar tudo que está envolvido e os riscos.
Talvez exista medicação ou métodos novos e mais avançados sobre o assunto. Vale consultar vets atualizados, já que é uma situação grave e requer conhecimento, sabedoria.
Em todo caso, segue a fórmula que utilizava, lembrando que não funciona em crises.
PRESCRITO E ORIENTADA POR VET E FARMACÊUTICO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E PARTICULARIDADES DO MEU ANIMAL (ela era um animal com cerca de 25kg), PARA SER MINISTRADO COM SEGURANCA E SURTIR OS EFEITOS DESEJADOS. CONSULTE UM VET: glucosamina 229,87 mg, metionina 52,2mg, cisteína 8,35mg, betaína base 4,18mg, histidina 4,18mg, vit b6 8,35mg, vit e 6,261mg, gluconato de zinco 16,91mg, gluconato de magnesio 10,46mg, gluconato de manganês 10,46mg, glicinato de cobre 1,46mg, selenito de sodio 0,005mg, sulfato de condroitina 100mg, colageno hidrolizado 25mg, diacereina 50mg. 30cp, 1 ao dia.
Por fim, eu tinha um broncodilatador (Pulmonil) para emergência. Não sei se pode ser usado pela sua cachorrinha, verifique com um vet. É um corticóide em spray para caso ela pardesse o ar mesmo.
Há outras postagem sobre o tema aqui no Blog. Digite as palavras-chave no campo de busca.
Boa sorte e saúde para sua cachorrinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário