Pergunta:
"montei uma chocadeira, mas 29 ovos só um nasceu, depois de 22 dias fui olhar os demais ovos que não picaram, alguns estavam chocos e outros o pintinho morreu dentro, tinha um que estava vivo mas ainda não esta totalmente formado. qual será o problema único ponto que desconfio é a questão da umidade "vou aumentar o reservatório e não selecionei muito os ovos peguei do terreiro." Por Francisco Leite emGARNIZÉS - Tutorial - Como cuidar de pintinhos recém-nascidos / Caring for chicks
Resposta:
Olá, Francisco!
Entendo exatamente o que está relatando.
Já tive experiência com duas chocadeiras caseiras e foi uma lástima. Uma era pequena, outra maior para 100 ovos.
Tentei muitas incubações, mas nasceram pouquíssimos pintinhos, algumas vezes defeituosos, e outros morriam ainda novinhos.
Várias vezes, de 100 ovos perdi todos.
Em resumo: quanto maior e mais profissional é a incubadora, maior a chance de sucesso. Isto porque há um maior controle nos fatores que influem na eclosão.
Não é fácil imitar a natureza. É preciso fazer a viragem correta dos ovos; manter temperatura regular e constante; manter ventilação adequada; garantir umidade adequada para cada fase (mais próximo da eclosão, mais alta, cerca de 80% para ovo de galinha) etc. Além de escolher ovos galados e viáveis.
À medida em que cada um desses fatores varia, a taxa de não desenvolvimento e mortalidade aumenta.
É possível ter sucesso numa chocadeira bem artesanal, mas requer muito cuidado e experiência para assegurar todos esses fatores que garantem uma boa taxa de eclosão.
Eu desanimei. Para mim, foi muitp desgastante ficar atenta 24h, me preocupando com calor, ventilação, umidade.
Qualquer intervenção pode iniciar mortalidade.
A chocadeira maior tinha um problema de umidade. Aliás, pintinhos defeituosos pode indicar falta de umidade.
Bem, eu tentava suprir essa falta e colocava água. Quando colocava em temperatura ambiente (mais fria que o interior da chocadeira), esfriava os ovos e essa oscilação de temperatura atrapalhava.
Pesquisei e passei a colocar água morna, para evitar choque térmico. Mas o fato de abrir constantemente a chocadeira levada golpe de ar mais frio, temperatura oscilava, perdas.
Resolvi colocar recipientes mais fundos, onde coubessem mais água e eu não precisasse repor tantas vezes. Deu certo. Nasceram alguns. Mas, depois que eles secaram e ficaram espertinhos (só retira da chocadeira quando estão andando firmes), alguns se afogavam no recipiente de água.
Percebe o quão era difícil?
Quedas de energia me deixavam na tensão. (Após quatro horas iniciam as perdas).
A esterelização é trabalhosa e importante também. Ovos contaminados podem deixar contaminantes no local e aumentar doenças e mortalidade. Pintinhos "defeituosos" podem sstar doentes e esses "defeitos" serem sinais de doenças, por isso importante a fomigação (desinfecção).
Em resumo, gastei consideravelmente num período de tempo e consegui pouquíssimos pintinhos.
Passei a colocar galinhas para chocar. Foi menos trabalhoso.
Mas tente, aperfeiçõe as técnicas.
Já li casos de chocadeiras caseiras que apresentam bons resultados. Precisa de paciência, conhecimento e insistência!
Conte pra nós suas experiências!
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário