sábado, 27 de junho de 2015

NATUREZA ENSINA - O casco da tartaruga

Meu vet me contou que atendeu uma tartaruga que tinha um furo na borda do casco, provavelmente feito por furadeira, dado a forma e precisão, por onde o animal ficava preso a uma corrente.
Maus-tratos à parte, pois evidente que o animal sofreu maus tratos, há quem acredite que tartaruga não têm sensibilidade no casco.
Pois estão completamente enganados.
Embora o casco seja composto de queratina, aquela proteína rígida que também compõe os cabelos e as unhas humanas, as tartarugas e jabutis têm sensibilidade, sim, tanto no casco (parte de cima) quanto no plastrão (parte de baixo).
A quem puder, experimente fazer carinho no casco de uma tartaruga. Sim, carinho! Com as mãos, ou com uma escovinha, ou com um paninho. Vai se surpreender.
Por mais suave que seja o toque, o animal vai responder ao estímulo. Fazendo "dancinha" como quem pede mais, agradecendo, se coçando...
É uma imagem muito terna e bela. Ver sensibilidade brotar de algo aparentemente duro, rígido, sem sensações.

E nós? O que podemos aprender desse episódio?
Boa reflexão!


2 comentários:

  1. Minha galinha já está deitada sobre os ovos a mais de 21 dias,quando chego perto ela fica brava...mas nada dos pintinhos nascer lá vai para 26 a 28 dias,ela alimenta bem,toma água td direitinho mas é os pintinhos que não nasce, será que goro tds e ela continua a tentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/galinhas-chocando-ha-mais-de-21-dias.html?m=1

      Excluir