quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

AVES - Removendo cisto ou quisto em canário

Meu canarinho já não é novo. Não sei a idade certa dele, ganhei-o adulto e há mais de cinco anos.
Trata-se de um canarinho do reino amarelo. Canta bem ainda, embora já apresente sinais da idade avançada.
Nos últimos meses, surgiu uma "ponta" de penas em uma das asas dele. Uma espécie de chumaço de penas unidas que saiam da asa como se houvessem sido "espetadas" ali. Aparência de um dente de cachorro, comprido, fino, endurecido, de cor clara.
Fui averiguar e percebi que realmente era um aglomerado de penas, penas encravadas, como nossos pêlos humanos que encravam. Esse feixe de penas saía de um ponto do topo da asa e crescia com o tempo.
Fui pesquisar e vi que se tratava de um cisto ou quisto, nada mais que penas encravadas mesmo.
Segurei-o, apliquei um anti-séptico, os tecidos amoleceram, movimentei levemente de um lado para outro esse feixe até que ele se desprendeu do local onde ficou um pequeno buraquinho e saiu um pouco de sangue. Estanquei e passei uma pomada antibiótica.
O canarinho ficou bom. Não sofreu qualquer dano.
Fui analisar esse feixe, era composto de penas em fase de formação, "encruadas", endurecidas, com textura de unha, quase sem plumagem.
Acontece que esse cisto volta.
Em poucas semanas, esse oequeno feixe começa a apontar dentre as penas novamente.
Já removi três vezes.
Lendo sobre, não encontrei nada sobre reicidiva. Isso parece comum entre criadores, principalmente com canários amarelos e no mesmo local (topo da asa), mas diziam que, removido, não haveria mais problemas.
No meu, volta. Dentre as causas estão, por exemplo, abundância de penas, consanguidade etc., mas talvez no caso do meu possa ser atribuído à idade avançada, principalmente pela recorrência.

Segue link de blog de uma veterniária que faka sobre e explica como removê-lo:
http://veterinariadesilvestres.blogspot.com.br/2012/07/cisto-de-pena-em-canarios.html

Alguém já passou por isso?

2 comentários:

  1. tenho um canário belga que está com o mesmo problema, retirei o cisto das asas mas eles voltaram a crescer, te pergunto qual foi a pomada antibiótica que você usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/12/canarios-pena-encravada-ou-cisto.html?m=1

      Excluir