Não.
Primeiro porque o humano é falível. Tudo pode mudar.
Porque não sabemos o que o animalzinho quer.
Porque não sabemos se a vontade dele de ficar é maior que os problemas pelos quais passa, considerando o amor incondicional.
Porque cada ser tem uma missão. Nós e eles. E não devemos interrompê-las com base em critérios humanos.
Porque, muitas vezes, a eutanásia tem um lado "egoístico", que diz "não aguentei vê-lo sofrer". Mas não é quem opta por eutanasiar que deve ou não aguentar. E quem poderia dizer se aguenta, não fala.
Porque, talvez, nós, humanos, em nossa fraqueza, temos que passar por esses momentos difíceis até o fim para nos tornarmos fortes. São duros, mas muito engrandecedores. É aprendizado nosso!
Porque não existe ser vivo incompatível com a vida. Incompatível com a vida, só a morte. Enquanto há vida, há vida.
E, finalmente, quando a situação fica realmente inviável, eles vão, naturalmente, sem intervenção.
Seu animalzinho jamais desistiria de você, você vai desistir dele?
***
Há muitos anos, ainda adolescente, meu primeiro cachorrinho foi diagnosticado com uma doença neurológica grave. Foi indicada a eutanásia. Nem cogitei, perguntei se havia alguma chance, algum tipo de tratamento. Havia. Foi demorado, custoso, cansativo (pra mim, pra ele). E ele foi curado. Viveu por muitos e muitos anos. Vitória da vida.
***
Já convivi com vários animais em estado grave, doenças em fases terminais. Fui até o fim. Nunca pensei na possibilidade de eutanásia. Não é fácil, mas é uma experiência valiosa. Estar com um ser especial até ele partir. Quando a situação fica realmente insuportável, cansaço físico e emocional nosso, bichinho muito judiado, ele parte naturalmente. Sabe aquele momento em que você pensa do fundo do coração, sem qualquer intenção de desistir dele, às vezes até pedindo forças pra perseverar, apenas pensa "poxa, está ficando muito sofrido pra nós?" Ele voa sozinho!
"PIEDADE É A IMPACIÊNCIA DAQUELE DAQUELE QUE NÃO QUER ESPERAR."
"PIEDADE É A IMPACIÊNCIA DAQUELE DAQUELE QUE NÃO QUER ESPERAR."
Concordo, um animal que pegamos somos responsáveis de cuidar dele, e não devemos desistir dele, não importa qual animal for galinha, canários, cachorros, codorna, periquito,gato e vários outros.
ResponderExcluirSim, Guilherme. Uma vez ouvi por aí que eles não desistiriam da gente se a situação fosse inversa! Sou contra a eutanásia em todo caso!
Excluir