A cachorra entra no primeiro cio (período fértil) a depender do tamanho podendo ocorrer desde os 6 até os 24 meses.
- Raças pequenas: 6 a 10 meses;
- Raças médias: em torno de 12 meses;
- Raças grandes: em torno de 18 meses:
- Raças gigantes: 6 a 24 meses.
Fertilidade x Nubilidade.
O cio da cachorra significa início do período fértil (fertilidade). Isto é, a fêmea produz óvulos e, se acasalar com o macho, gerará filhotes.
Porém, nem sempre o período de fertilidade coincide com o de nubilidade.
Nubilidade é o período em que a cachorra está, além de fértil, com o organismo pronto para a reprodução.
No primeiro e segundo cio, geralmente, ainda que já esteja em fase de fertilidade, ainda não está em fase de nubilidade. Ou seja, mesmo ovulando, o organismo não está total e completamente preparado, maduro para a geração de filhotes.
Isso significa que se a fêmea acasalar no primeiro ou segundo cio não geraram filhotes? Não, pode gerar normalmente. Não serão sadios? Podem ser sadios normalmente. Apenas é uma gestação de risco.
Comparativamente, é como no ser humano, a adolescente biologicamente falando está apta a gerar filhos assim que tem sua primeira menstruação, digamos aos 12, 13 anos, porém seu organismo ainda não está pronto para gerar uma criança.
Nos animais é a mesma coisa.
Permitir que uma cachorra gere filhotes muito nova, é como se ela fosse mãe adolescente. E isso não é saudável, pois sobrecarrega o organismo da mãe quando ainda não é o momento, além de riscos para ela e filhotes.
Quanto dura o cio da cachorra?
O cio da cachorra dura de 15 a 20 dias, iniciando-se o sangramento no primeiro dia e diminuindo o fluxo longo do período.
Porém, o período fértil ocorrerá a partir do 8º, 9º dia aquando já não há sangramento praticamente. Dura de 5 a 9 dias. Para garantir que a fêmea não acasale, deve mantê-la sem contato com machos desde o primeiro dia do cio até o 20º.
Resumo:
20 dias de cio.
1 a 8 - sangramento;
8 a 17 - fértil;
17 a 20 - final (margem de segurança).
Lembrando que antes ou depois do período fértil, a cachorra não permite o acasalamento. Ela foge, morde o macho, senta. Ela só estará receptiva nos dias em que realmente estará fértil. Os animais não têm necessidade de satisfação sexual como humanos! O acasalamento para eles se resume a procriação. Naturalmente, pode não ocorrer a prenhez (gestação), por inúmeras causas que não estão necessariamente relacionadas com o cio em si.
Qual a frequência do cio?
A cachorra apresentará, após o primeiro, um cio a cada 6 meses. Ou seja, 2 ou , no máximo, 3 por ano.
Qual a frequência do cio?
A cachorra apresentará, após o primeiro, um cio a cada 6 meses. Ou seja, 2 ou , no máximo, 3 por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário