Para quem tem dificuldade em fazer o animal engolir medicamentos em forma de comprimidos, aqui vai uma dica.
Primeiro, exceto se o Veterinário indicar de forma diferente, dê os medicamentos próximos às refeições, para evitar indisposições gástricas, assim como em nós, humanos, certos remédios são agressivos à mucosa estomacal e podem causar lesões como úlceras. Então, salvo se o Veterinário indicar uso em horários determinados, administre junto à alimentação.
Para animais que separam o medicamento, e isso é muito comum, ao identificar o gosto ruim, eles não engolem, cospem o comprimido, coloque dentro de um alimento que o animal goste muito e esteja acostumado.
Para gatos, que há uma dificuldade em fazê-los engolir, permite-se até uma colher de café de leite condensado. Mas, veja bem, é uma colher das menores e somente para fins de administrar a medicação!! O sabor e textura do leite condensado facilitarão essa tarefa.
E, agora a dica da qual falei no início, para fazê-los engolir inserindo o comprimido direto na boca:
- abra a boca do animal;
- insira o comprimido bem próximo à garganta, o mais fundo que puder, com delicadeza!!
- feche a boca do animal;
- segure fechada por 3 segundos e dê uma pequena assoprada em direção ao nariz e depois solte a boca. Isso fará com ele inspire o ar, fazendo um movimento de deglutição (engolir) e o remédio vai para o estômago.
Cuidado: só faça esse procedimento se estiver seguro, com muito cuidado. Se o animal estiver demostrando muito incômodo, não faça, pode machucá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário