quinta-feira, 11 de setembro de 2014

BALEIAS - Avistagem de Baleias - Faca um Sáfari no Brasil!

Muitas pessoas não sabem que o nosso Brasil é berçário de duas espécies de grandes baleias: Jubartes (litoral norte) e Francas (litoral sul).
No inverno, machos e fêmeas adultas e animais juvenis migram para nossas águas rasas, quentes e abrigadas de predadores.
Fêmeas prenhas migram para parir seus filhotes, fêmeas não gestantes acasalam com machos e outros apenas migram para "treinar a travessia".
Especialmente as Jubartes (Megaptera Novaeangliae), vem da Geórgia do Sul e passam os meses meados de julho até meados novembro e regressam ao lugar de onde vieram.


Praia do Forte/BA - Igreja de São Francisco de Assis
Praia do Forte/BA - pequenas embarcações


No Brasil, o Instituto Baleia Jubarte, que pesquisa esses animais, tem dois pontos principais em Abrolhos e Praia do Forte, por serem áreas de maior recorrência. A sede do IBJ fica no arquipélago de Abrolhos pois é o local mais altamente visitado pelas Jubartes.



As imagens que trago são da Praia do Forte (Cidade baiana de Mata de São João, próxima de Salvador). Um pequeno vilarejo muito chamoso que permite Safaris no mar para avistagem das baleias.



Atualmente, há duas operadoras de turismo parcerias do IBJ que, diariamente, fazem Safáris para avistagem de baleias. Todos as pessoas que embarcam assistem a uma palestra no IBJ sobre o aspectos gerais das baleias, o que irão ver no mar, comportamentos, como localizar uma baleia no mar, regras de navegação, de aproximação, de segurança etc. É uma verdadeira aula sobre os animais e o meio ambiente.
A palestra ministrada em Português e outra língua, geralmente o Inglês ou Francês, conforme a demanda de turistas (sempre há turistas)!
O passei dura em média 2 horas. O valor cobrado é justo, considerando que se trata de um Safári, em ambiente natural, cujas memórias não têm preco, inesquecível.


Anfitetaro do IBJ onde são ministradas as palestras
Barbatana de Jubarte - composicao: queratina


A alimentação de uma Jubarte é composta basicamente por um pequeno crustáceo chamado krill e que não se encontra em abundância em nosso litoral.
Elas chegam ao Brasil com espessas camadas de gorduras (como substrato energético) e praticamente não se alimentam por aqui. Isso pôde ser constato em necropsia de animais mortos (de encalhes, por exemplo), em que os estômagos estavam vazios.
Apenas os filhotes são amamentados para ganharem peso e terem condições de ir à Geórgia do Sul.


Final de um pequeno salto

Movimento em natação
Nadadeira peitoral - a maior de todas dentre as baleias,
por isso o nome  científico mega(grande) + ptera(asas)
Exposicção da nadadeira dorsal
Nadadeira dorsal

Nadadeira dorsal


As baleias vistas no litoral brasileiro já ocuparam grandes áreas no passado, hoje, estão em área reduzida, devido a caça, pescadores e pesquisadores tem avistado animais isolados em áreas de não ocorrência, o que indica uma reocupação.



Animal a esquerda exibindo dorsal e animal a direito borrifando

Em natacao exibindo dorsal
Nadadeira dorsal mergulho
Caudal
Dois animais - caudas

A experiência é espetacular. Não tem quem não se comova, timidamente ou não. O som do borrifo (a expulsão do ar dos pulmões através do orifício respiratório sob a cabeça) é fenomenal. Retumba no peito.


Final de semi-salto
Um animal à esquerda e outro borrifando a direita
Borrifo em natação
Borrifo
Rastro de um animal a esquerda e animal em mergulho a direita


Nao há a menor necessidade de visitar cetáceos e grandes baleias em cativeiro no exterior (no Brasil, é proibido manter cetáceos em cativeiro, o que é um orgulho para nós em termos de legislação). Temos um show em águas nacionais. Vale a pena!

Dois animais em natação ao sol poente












"Ho avuto la fortuna di affrontare la più grande delle sfide, nuotare e comunicare con le creature più imponenti che abbiano mai abitato il nostro pianeta. Ho danzato con loro nelle acque blu e profonde dell'oceano, che considero la mia seconda casa. Ed è successa una cosa straordinaria: nelle balene, nei loro occhi, ho visto un autentico scorcio di eternità".(trecho do da obra de Sergio Bambarén - "Il cuore dell'oceano" - extraído de  http://dantedalfonso.blogspot.com.br/2012/10/balenedi-sbambaren.html - em 17/09/2014)

Traduzindo: Tive a sorte de enfrentar os maiores desafios, nadar e me comunicar com as criaturas mais impressionantes que já habitaram nosso planeta. Dancei com elas nas profundas águas azuis do oceano, as quais considero minha segunda casa. E uma coisa extraordinária aconteceu: nas baleias, em seus olhos, eu vi uma autêntica perspectiva da eternidade.




 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário