domingo, 8 de setembro de 2013

CÃES - Temperatura - Como saber se está com febre

Como aferir a temperatura de um cachorro? Como saber se ele está com febre?

Quando temos cães por um longo período ou mesmo muitos animais (canis, por exemplo), aprendemos certas técnicas médico-veterinárias que podemos fazer nós mesmos para saber se há necessidade de consultar um veterinário ou não.
Vez ou outra, o animal pode ter uma indisposição, deixar de comer, vomitar, ter diarreia, ficar prostrado, abatido. Muitas vezes, esses sinais podem indicar algo que comeu e não foi bem digerido, ou calor, ou falta de apetite mesmo. Claro que situações como estas não devem ser preocupantentes se ocorrerem uma vez, forem episódicos, logo em seguida tudo voltar ao normal.
Veja bem: não estou dizendo que é normal algo assim (vômito, diarreia etc), esses sinais sempre devem nos deixar alerta, mas, como em nós, humanos, soltar o intestino, vomitar por uma má-digestão ou algo do tipo, desde que tudo volte à normalidade rapidamente, não deve ser causa de preocupação. Pelo menos num primeiro momento. (Porém se houver sangue o quadro muda, ok? Sangue em vômito, fezes, urina ou vazando por qualquer orifício, exceto o cio das fêmeas, então corra para um veterinário).
Bem, voltando ao foco, quando um sinal desses aparentemente passageiro (exemplo:: um cocô mole, deixar de fazer xixi ou cocô, deixar de comer ou mesmo comer demais em alguns casos, apatia ("tristeza") etc) pode estar relacionado a algo mais sério? O que pode me indicar que há algo mais sério ocorrendo?
A existência de febre!
Se ocorre algum anormalidade das citadas associada à febre, não perca tempo, leve o mais depressa possível a um veterinário.
Eu diria que um termômetro é um item de "primeiros socorros" ou de "emergência" do seu animalzinho.

E como aferir (medir) a febre (temperatura)?

Há quem diga que se o nariz (trufa) estiver gelatinoso não há febre! Isto não é verdade! Já tive um animal com uma febre razoável e com o narizinho bem friozinho, úmido etc. Não se apegue a aarência do nariz!
O ideal é aferir a temperatura com um termômetro humano de farmácia.
Reserve um só para os cães e sempre higienize após o uso.
Atualmente, há muitos tipos de termômetros.
E o uso vai depender do modelo de cada um!
Eu ainda uso um daqueles antigos de vidro com mercúrio.
A temperatura mais fidedigna é a anal, portanto, insere-se o termômetro no ânus do cão e aguarda-se por 4 minutos. Não se esqueça de baixar a lista da temperatura, "zerar" o equipamento antes de utilizar, assim como em humanos.
Não se recomenda colocar na boca do cão, pois ele pode morder e quebrar!
Faça o procedimento com a ajuda de outra pessoa, para não quebrar o aparelho no animal. Tenha muito cuidado. Use luvas. Não há necessidade de introduzir o equipamento todo, apenas a pontinha de cor metalizada.

Feita a aferição, qual é a temperatura corporal dos cães?

A temperatura normal de humanos é de 37o C.
A dos cães é maior, em torno de 37,5o C a 39,5o C. Essa margem varia de acordo com a temperatura ambiente (calor, frio), a raça (peluda ou não), compleição corporal do cão (mais gordinho retém mais calor).
Ou seja, em torno de 40o C o animal já apresenta uma pequena febre! E, febre associada (ou não) com os sinais que citei, são motivos suficientes para uma consulta veterinária o quanto antes!

Na dúvida, não deixe de consultar um veterinário! Essa postagem é apenas para auxiliar a utilizar mecanismo comum e importante que pode indicar com uma certa precisão de que seu cão precisa de cuidados!
Obs.: o modo de aferição e a temperatura aqui expostos são exclusivas para espécies caninas! Outras espécies têm temperaturas corporais diferentes e o modo de aferir a temperatura pode ser diverso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário