domingo, 4 de agosto de 2013

AVES - Ovoscópio caseiro - Do it yourself: ovoscopy

Devido a uma pergunta de um leitor, vou mostrar como fazer um Ovoscópio caseiro bem rudimentar.
Na verdade, nem chega a ser um Ovoscópio em si, porque não fazemos uma ferramenta específica para a finalidade de observar o interior do ovo, mas improvisamos materiais com a função de ovoscopia, quando precisamos checar o interior do ovo de uma maneira rápida e não há como providenciar um Ovoscópio.
Precisamos estar num ambiente escuro, sem iluminação alguma.
Uma lanterna.
E o ovo.
Coloquei a lanterna na posição vertical e, com a própria mão, segurei o ovo sobre a parte superior da lanterna que emite o feixe de luz cobrindo-a totalmente, de modo que a luz fosse totalmente direcionada ao interior do ovo.
Segurando o ovo com a mão sobre a luz da lanterna.
No caso, este ovo não estava sendo chocado (não estava em incubação).
Portanto, vemos apenas a gema. não há (ainda) embriao (visivel, SE colocar para chocar pode haver embriao ou nao).
Quanto a estar galado ou não, ovos sem embrião com esta aparência chamamos de "brancos" ou simplesmente "vazios".

Interior de um ovo sem embrião: "branco".

Como dito nas legendas das imagens, este ovo que peguei para exemplificar era um ovo que não estava sendo chocado, então não havia embrião em desenvovimento. Trata-se de um ovo "vazio", "branco" = sem embrião, cuja aparência interna será esta: imagem sem definição de cor amarelada, alaranjada, avermelhada (cores quentes).
Quando estao sendo incubados, os ovos férteis e com embrião em desenvolvimento apresentarão esta aparência  até o terceiro dia de incubação (ovos de galinha - 21 dias de incubação). Naturalmente, a visibilidade através de casca depende muito da forma como se faz a ovoscopia (potência da luz etc), mas digamos que com uma luz de boa qualidade (forte), a partir do TERCEIRO dia de incubação (choco) aproximadamente, havendo embrião em desenvolvimento, será possível verificar pequenas veias vermelhas, irradiando de certo ponto do ovo.
Haverá um pontinho avermelhado (não centralizado) de onde sairão pequenas veias vermelhinhas. O desenho será semelhante a um mapa com seus rios. No ponto vermelho, inclusive, podemos observar o coração do embrião batendo numa velocidade bem rápida. Uma cena realmente muito linda.
Por ser difícil conseguir imagens fotográficas desse estágio, dado os detalhes minúsculos a serem vistos através da casca do ovo, não sei se conseguirei captar a imagem para colocar aqui, mas tentarei.
Em resumo, para saber se sua galinha esta chocando ovos galados, faça ovoscopia a partir do terceiro dia de incubação. Somente a partir desse período será possível ver as modificações do desenvolvimento do embrião.
Importante: ao manusear um ovo choco, tenha muito cuidado, seja para não quebrar, seja para balançar o mínimo possível, pois a movimentação pode afetar a saúde do embrião e ate matá-lo.
Vou continuar com esse assunto em postagens seguintes!
 
Atualizacao: video sobre o Ovoscópio improvisado:
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. É possível uma galinha na sua primeira postura, pô um ovo estragado? e por quê?
    Hoje uma de minhas frangas pôs o seu primeiro ovo, e eu empolgada fui cozinhá-lo pra fazer um lanchinho básico, e pra minha decepção o ovo simplesmente estragado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinha-postura-e-ovo-estragado.html?m=1

      Excluir