Fique atento se perceber seu cachorro balançar a cabeça, chacoalhando-a em torno do dela mesma (batendo as orelhas de cima a baixo)!
Esse é um sinal comum de dor de ouvido, infecção de ouvido, otite.
Observe o interior do canal auditivo, provavelmente haverá alguma secreção, purulenta ou não, fétida ou não, de cor preta, amarronzada, amarelada, cores típicas de pus.
Se você fizer uma pequena massagem na base da orelha do lado de fora, obviamente, perceberá o cbarulhinho de líquido ali e certamente o animalzinho reclamará de dor.
Nem sempre haverá secreção quando houver algum problema no ouvido, se estiver balançando a cabeça com frequência, já é o momento de procurar um veterinário. Mas havendo secreção (pode até vazar) certamente ele tem dor, corra a um veterinário!
O tratamento é feito com medicação específica, antibiótico receitado pelo veterinário.
Há otites crônicas, que demandam cuidados especiais, por isso não descuide!
Mantenha o ouvido limpo. Há produtos próprios para higiene auricular de cães com antifúngico, antibactericida etc, mas se você não tiver acesso, limpe com algodão ou gaze limpos com muito cuidado para não ferir a região que é sensível. A higiene evita a proliferação de microorganismos que causam doenças.
Ao dar banho, muito cuidado para não entrar água no ouvido do cão, se necessário, coloque algodão para impedir, pois essa umidade também favorece problemas de ouvido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário