sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DÚVIDA - Início postura galinha


Pergunta:
Adorei as postagens,foi poe incentivo desse blog que fiz questão adquirir um casal de galinha garnizé aparentemente adulto, porem, além de fornecer alimentação balanceada nunca colocaram ovos. Minha dúvida, quantos meses a galinha garnizé põe seus primeiros ovos? Oziel Barreto ozielbarreto@hotmail.com em por Oziel Barreto em GALINHAS - Postura x idade - quando comecam e param?

Resposta:
Oziel, agradeço o prestígio! Não é fácil criar garnizés, elas não são tão resistentes quanto às comuns. Mas estamos na torcida que tenha sucesso na empreitada. Na verdade, quanto mais rústico o animal, qualquer que seja a espécie, mas resistente; quanto mais geneticamente puro, menor, mas isso é assunto para outra postagem.
Você sabe a idade dela? Precisa checar se ela não está muito nova ou muito velha!
Dê ração para postura para suxílio na produção de ovos.
Bem, quanto à sua dúvida, em geral a franguinha está madura para iniciar a postura aos 6 meses aproximadamente. Pode demorar um pouco mais, mas não se preocupe, logo que o organismo estiver preparado, ela deve iniciar postura.
Outra coisa, veja se não há a possibilidade de ela estar botando e um dos dois comendo o ovo e você nem vê-lo, e acha que não bota. Neste caso, você teria que ficar observando, criar alguma técnica, ou mesmo colocar naquelas gaiolas em que o piso é inclinado e, assim que a galinha bota, ele desce para fora do alcance da galinha e impede que elas biquem. Essas são as gaiolas de poedeiras.
No mais, é manter a alimentação adequada e aguardar.
Dê notícias!

2 comentários:

  1. DESCULPE AQUI ESTÁ EXPLICANDO MELHOR!
    Oi preciso muito de ajuda, coloquei 16 ovos na minha encubadora, 7 dias depois fiz ovoscopia eliminei 8 pois não estavam galados , eu os abri e vi que realmente no estavam!, em fim sobraram-se 8 , estes oito eu deixei até 21 dias , contudo dando 21 dias eles não haviam nascido , logo de manhã do vigésimo primeiro dia eu abri a parte de baixo do ovo onde contem ar, e vi que estava vivos , eu muito inexperiente, resolvi abrir mais , e deixei ele bem aberto, e o pintinho piando , resolvo abrir outro no mesmo momento , em minha cabeça estavam sendo asfixiados lá dentro por não terem nascido ainda, este segundo que abri , tu há muito sangue mas logo porém morreu( apenas abri a parte de baixo também ) , então eu parei naquele momento, e logo a tarde eu abri outro para saber , também estava vivo,não abri por completo, porém, não resistiu morreu e aquele que estava piando também não resistiu e morreu mas já estava completinho. Contudo foram 3 que morreram. Hoje faz 22 dias , acordei agora de manhã e vi nenhum sinal de estarem vivos e nascidos , resolvi abrir a parte " do vento" , do ar , a parte de baixo, para ver o que havia acontecido e acredita que com 22 dias dentro do ovo ainda estão vivos! Um deles já haviam furado a bolsa para nascer , os outros demais estão dentro da bolsa apenas se mechendo , eu não quiz abrir a bolsa pois abri uma delas e saiu sangue , acho que pode ser prejudicial ao nascimento. Então estão ali os 5 , um deles com a cabecinha de fora e da uns pio de vez enquanto , os demais apenas se mechendo, já estão com 22 dias e não sei mais o que fazer! Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/galinhas-sobre-ajudar-pintinho-nascer.html

      Excluir