quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DÚVIDA - Como lidar com Lhasa deficiente com incontinência

Pergunta:
"Olá, em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pela iniciativa em criar um blog, onde divide suas experiências, de grande valia, aos iniciantes em cuidar de animais deficientes, como eu. Tenho um Lhasa Apso de 4 anos, e, misteriosamente, a um mês apresentou um problema em sua coluna, que fez com que perdesse a sensibilidade nos membros traseiros, e, embora venha apresentando melhoras gradativas (abana o rabo, engatinha,fica em pé, com ajuda , mas logo perde o equilíbrio), não é certo que volte a andar novamente. Ele também está com incontinência urinária e fecal, as fezes, por serem durinhas, não representa problema, mas quanto a urina, estou tendo muita dificuldade , coloco nele fralda, de bebê mesmo, é mais barata, mas acho que está com infecção urina, pois algumas vezes o xixi sai rosado, o veterinário disse que é por segurar a urina. Mas hoje, com estou aprendendo fazer a tal massagem para esvaziar a bexiga dele, notei um pouquinho de sangue, tipo um fiozinho bem pequeno. Vou levá-lo novamente ao veterinário. Será que sempre ele terá isso? Espero me adaptar a essa situação o mais rápido possível" - Por Deb em ANIMAIS DEFICIENTES - incontinência urinária e fecal


Resposta:
Deb, primeiramente agradeço sua participação por aqui!
O meu dach morreu há uns dois meses, por motivos alheios ao problema da coluna, estava velhinho, com um problema de pele sério, as coisas foram piorando até que ele não resistiu! Essa é a primeira vez que falo sobre ele desde o ocorrido, fiquei muito triste, mas com sensação de missão cumprida por ter cuidado do meu companheirinho com tanto cuidado, por tanto tempo, e mesmo quando me dava trabalho, preocupações etc. Valeu a pena! Ter convivido com ele foi um presente para mim, só aprendizado e alegrias!
Bom, por esses motivos continuarei a ajudar, no que possível, a quem tem animaizinhos com deficiências, em nome da memória dele e do que significou em minha vida!
Quanto ao seu caso, vou tentar dar algumas orientações por partes.
Devo lembrá-la que minha experiências são só de (muita) vivência e prática, e de literatura que li sobre o assunto, mas na condição de pessoa leiga, portanto, é fundamental que você consulte um veterinário, de preferência especialista. Isto é importantíssimo, inclusive, porque um diagnóstico precoce implica em maiores chances de recuperação e até cura!
Para você ter ideia, quando meu dach perdeu os movimentos das patinhas traseiras, eu, ainda sem saber nada sobre, tratei-o com um veterinário clínico geral, muito bem intencionado, mas a falta de conhecimento técnico especializado talvez fizesse a diferença. Por quê? Porque o sucesso de uma eventual cirurgia reparadora do problema depende de alguns fatores, dentre eles, o tempo do surgimento da lesão.
Em outras palavras, quando finalmente consultei um especialista em ortopedia veterinária, ele me informou o seguinte: quando mais rápido for feita a cirurgia (se for indicada, claro), mais chances de recuperação dos movimentos.
Outro fator, segundo o especialista, que aumenta as chances de melhora do quadro, é a apresentação de dor profunda. Dor profunda é essa sensibilidade nos membros afetados, ainda que parcial. Muitas vezes, o animal nem tem movimentos, mas sente, se você apertar, por exemplo, abana o rabo etc. Isto quer dizer que a corrente dos impulsos nervosos (algo assim) não está totalmente interrompido, entende? Parece ser o caso da sua cachorrinha! E isso é bom sinal!
No caso do meu dach, ele não apresentava qualquer sensibilidade/dor profunda na parte posterior do corpo. E, como eu (por não conhecer) não verifiquei a viabilidade de hipótese cirúrgica logo após a lesão aparecer, e ele sem qualquer dor profunda, a cirurgia não foi recomendada, porque certamente não teria sucesso!
Voltando ao seu caso, te contei tudo isso porque o fato de seu cão ter sensibilidade (ele perdeu os movimentos, a locomoção, manteve a sensibilidade, certo?) pode (pode, isto é apenas uma hipótese, você precisa consultar um ortopedista veterinário) indicar uma cirurgia que faca com que ele até volte a andar!
Mais ainda, o fato de ele apresentar aumento dessa sensibilidade é um sinal excelente. Talvez o caso dele possa ser solucionado até mesmo com medicamento (que fará uma espécie de "construção artificial" do impulso nervoso interrompido), fisioterapia e acupuntura.
Estou te incentivando a correr atrás porque, pelo que me conta, parece haver muitas chances de melhora significativa e até voltar a andar (mesmo com dificuldade)!
O meu dach teve um diagnóstico bem mais desanimador e eu fiz tudo que estava ao meu alcance e faria novamente! Se tivesse as informações que tenho hoje, talvez tudo pudesse até ser diferente!
Claro que esses tratamentos todos que estou citando tem custos, não são baratos, mas não é impossível! Há hospitais veterinários de universidades de medicina veterinária que podem ajudá-la. De onde você é? Eu posso te indicar um especialista, me retorne se quiser!

Agora vamos para a parte dois.
Como cuidar de um cão deficiente (supondo que ele permaneça assim, o que não é o fim do mundo, mas seria muito válido você tentar reverter isso!).
Você tem que conferir se o xixi e cocô estão saindo. Não pode reter! Se não tiver saindo espontaneamente, você terá que ajudar! A retenção de fezes e urina implica em colonização por bactérias, ou seja, o animal fica muito mais susceptível a ter infeções! Aliás, infecções urinárias são muito comuns em animais nessas condições, justamente pela retenção. Tem que estar muito atenta!
A presença de sangue pode ser um sinal de infecção. O xixi não deve sair rosado ou com fio de sangue! Mesmo que ele apresente infecção, tem que ser tratada! O xixi deve ser de cor normal de xixi de cachorro, se não for, não está tudo bem, deve ser tratado como qualquer outro animal!
Se a retenção dele for mínima (ficar vazando xixi o dia todo, como acontecia com o meu, por exemplo), menos chance de infecção urinária, mas fique de olho. Sangue nas fezes e urina nunca é normal, sempre deve ser averiguada e tratada, inclusive nesses animais deficientes!
O meu dach nunca teve infecção urinária! Não se preocupe de antemão. Cuide para que ele não retenha o xixi e verifique se a coloração esta normal. Neste momento você terá que tratar porque não está, mas assim que estiver, olhe sempre!
O uso de fraldas pode ser uma alternativa, desde que você troque com frequência, igual com criança, várias vezes ao dia. Se você não tem como trocar, melhor deixar sem!
Eu tentei fralda, mas trabalho fora e não troquei com frequência, assou, inflamou, ficou horrível. Ou seja, não deu certo no meu caso. Teria dado se pudesse trocar mais vezes ao dia, passar pomada própria para assadura (de animais). Resumindo, o xixi/coco parado ali na fralda em contato com a pele o dia todo faz estragos!
As fraldas que comprei eram daquelas feitas em casa, de uma lojinha que vendia máquinas (sabe aquelas que as pessoas pedem na tv?), sem marca, bem baratinha. Como ele era bem pequeno, eu comprei a de recém-nascido e colocava como um cinto ao redor do pipi e fechada em cima. Ou seja, o rabinho ficava para fora (e não segurava o cocô obviamente).

Finalizando, quantos kg pesa seu cão? De repente, posso doar a cadeirinha de rodas que era do meu, se servir! Deixe seu e-mail!
Cuide bem do seu cachorrinho, mesmo que não tenha condições financeiras, dá-se um jeito, não irá se arrepender!
Pergunte sempre que precisar, estou à disposicão!
Boa sorte!

3 comentários:

  1. Olá, Cagnolino, sinto muito pelo Dach, e você deve se sentir muito orgulhoso de si, além de estar em paz consigo mesmo por ter cumprido sua missão de ter cuidado de seu amigo em todos os momentos que ele precisou.
    Há 1 semana o Mike (nome do meu cachorro) apresentou a coloração rosa na urina, como disse anteriormente. Mas como ele está tomando Dexador e apresentando incontinência urinária, o Veterinário disse que é por ele segurar a urina. Fiquei mais sossegada. Então , anteontem (dia 23) apareceu o tal fiozinho de sangue que falei. Aí, ontem (24-10) deveria ter levado meu cãozinho ao Veterinário, mas como durante o dia, o xixi dele clareou e não saiu mais com sangue, resolvi esperar até amanhã (dia 25), que está agendado seu retorno ao médico. Mas agora pouco, antes de colocá-lo para dormir, ele fez xixi novamente com uma pelotinha bem pequenina de sangue, com isso até me arrependi de não tê-lo levado. Mas amanhã, ou melhor hoje (já é dia 25), pela manhã o levarei sem falta. Espero que seja uma infecção simples.
    Anteontem,dia 23,ele começou a fazer fisioterapia, e o médico especialista disse que ele tem grandes chances de voltar a andar e até em pouco tempo, talvez uns dois meses. Queira Deus que ele esteja certo. Indicou também acupuntura, mas aí o preço vai ficar muito alto, então decidi só pela fisioterapia.
    Estou decidida a ficar com ele, mesmo que não se recupere, assim como você fez com o seu cãozinho, pois eles são nossos grandes companheiros, demonstrando por nós grande afeto, quando mais precisamos, por isso acho injusto nos desfazermos deles ( a não ser que fosse um quadro muito doloroso para ele, o que não é o caso desses cãezinhos, que mesmo sem os movimentos adequados demonstram muita alegria e grande vontade de viver).
    Por um lado estou contente com a esperança dada pelo médico fisioterapeuta,mas estou muito preocupada com o xixi dele. Porque se o xixi de coloração rosada for mesmo infecção já vai fazer 1 semana que ele a tem, e o médico disse que não era nada. Daqui a algumas horas vamos ver o que é.
    O Mike tem 5,5 Kg, não sei se serve a cadeirinha vai servir, pois não sei como as medidas são tiradas. Se todavia, o tratamento fisioterápico não resolver seu problema e a cadeirinha servir, a doação seria muito bem vinda.
    Agradeço muitíssimo, sua atenção, e com certeza vou continuar perguntando , pois as dúvidas, para os principiantes, são muitas e vão surgindo a cada dia.
    Abraços.
    Deb.

    ResponderExcluir
  2. Acabei esquecendo de deixar meu e-mail, jardimdj@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir