sábado, 9 de junho de 2012

SAÚDE ANIMAL - Rachaduras nas patas/nariz dos cães

Hoje vim falar de um assunto que pareceu ficar mais evidente no tempo frio: a rachadura das almofadinhas das patas dos cães e da trufa do nariz.
Antes de mais nada, o nome técnico da almofadinha das patas dps cães é chamada coxim.
E a parte preta do nariz do cão é a trufa.
Há algumas causas que fazem com que essas partes fiquem co m aparência de ressecamento, com rachaduras. Pode ser efeito colateral de doença, como cinomose, por exemplo, mas pode não ter causa conhecida e o cão sempre apresentar, em maior ou menor grau.
Minha bulldog inglês sempre teve, mas em tempo frio isso fica mais evidente. Assim como o bulldog inglês, há algumas outras raças com predisposição para apresentar esse sinal.
Quando não há causa determinada (decorrente de doença), o diagnóstico pode ser de hiperqueratose (plantar ou nasal) canina.É uma espécie de super produção de queratina cujo acúmulo faz uma crosta, que racha (no caso do nariz). Mas esse diagnóstico depende uma avaliação veterinária.
Enfim, em todo caso, é preciso tratar. Se o animal manca, significa que doi, então o tratamento é mais urgente, claro. Há algumas formas de tratar/prevenir que falarei mais adiante, mas em casos mais graves (muita dor na planta das patas), que a remoção do tecido rachado é cirúrgica, principalmente se há alguma lesão também, inflamção. Isso não é comum.
Quanto ao tratamento, minha bulldog sempre apresentou esses sinais, logo, não é efeito de doença.
Sob orientação veterinária, eu passei vitamina E na trufa do nariz. A gente compra as cápsulas de vitamina E e passa um pouquinho. Realmente dá resulatdo, em pouquíssimos dias toda a crosta do nariz cai, fica lisinho novamente.
Mas em virtude dessas cápsulas serem caras para aplicar em regiões maiores (como nos coxins das patas), pode-se passar alternativamente vaselina ou óleo de amêndoas, com um pouco de vitamina E também.
No comércio americano há algumas pastas/cremes/manteigas próprios para isso. Eu não encontrei no Brasil, se tiver, deve haver em lojas bem especializadas e deve ser caro, pois não se fabrica aqui no Brasil por enquanto.
Esses produtos darão um tipo de hidratação nesses locais que fará com que a aparência melhore e as sensações do animal nestes locais melhore também, se houver algum incômodo, ainda que não dê sinais de dor propriamente dita.
Não se aconselha passar hidrantante humano, pois pode conter substâncias que fazem mal ao animal, sobretudo porque ele lambe, como pomadas para assaduras de bebês, que contém zinco, e não é bom que o animal lamba essas subtâncias.
Na pior das hipóteses, havendo inflamção, lesão, machucado, use uma pomada veterinária para pele, um tipo de pomada cicatrizante, epitelizante para pele. Há nacionais e até de marcas diferentes.
Se alguém tiver experiências para compartilhar, deixe comentário!


Obs.: a administração medicamentosa depende de uma avaliação médico-veterinária. Neste espaço ocorre apenas uma troca de experiências e não indicação de medicamentos!

26 comentários:

  1. Meus Chow Chow ultimamente, esta assim, com muitas rachaduras em suas patas, e em seu focinho uma leve casca "rachada", so que também em suas patas sairam algumas feridas, queria saber se isso é normal nesta epoca do ano por causa do frio, e se tem cura permanete, outra duvida, isso poder levar a morte do cachorro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/10/duvida-chow-chow-com-nariz-rachado.html

      Excluir
  2. Meu poodle de 13 anos teve há 1 mês a hiperqueratose nasal. Após consulta com a veterinária dermatologista foi recomendada uma pomada a base de corticóide (novacort), uma vez por dia, durante 15 dias, com a administração de 0,5ml de predsim. Isto proporcionou uma melhora e a região nasal está com o tecido normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, agradeco a contribuicao! Voce tomou a decisao correta ao levar seu poodle ao vet! Imagino que deva ter havido alguma infeccao, fungo ou algo que levou a hiperqueratose, talvez como causa secundaria (suponho), para ter prescrito essas medicacoes. Em geral, nao ha necessidade de corticoide e antibiotico (Novacort - um antibiotico para pele anti-inflamatório, antibacteriano, antimicótico).

      Excluir
  3. Meu pet também está com o nariz ressecado , gostaria de saber se pode passar óleo mineral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/11/caes-rachaduras-no-focinho-e-oleo.html?m=1

      Excluir
  4. Passei bepantol com indicação do veterinário e desapareceu todo o ressecamento do focinho do meu cocker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Alguns produtos que contém substâncias que não podem ser lambidas não são indicadas, como zinco. No caso do Bepantol, verifique na fórmula, se não houver contra-indicação, ok. O blog não indica por ser de marca que testa em animais, preferimos naturais ou orgânicos.

      Excluir
  5. Eu tenho um pit Bull e duas semanas atrás apareceu umas rachaduras na pata dianteira levei no veterinário que passou uns medicamentos que melhorou mais agora voltou só que na traseira, pelo o que eu vir na informação acima aparentemente pode ser o frio, mais mesmo assim vou leva ele há veterinário novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/caes-pit-bull-e-patas-rachadas.html?m=1

      Excluir
  6. Eu tenho um pit Bull e duas semanas atrás apareceu umas rachaduras na pata dianteira levei no veterinário que passou uns medicamentos que melhorou mais agora voltou só que na traseira, pelo o que eu vir na informação acima aparentemente pode ser o frio, mais mesmo assim vou leva ele há veterinário novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicado em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/caes-pit-bull-e-patas-rachadas.html?m=1

      Excluir
  7. Ola, meu charro esta com o fucinho tao ressecado que feriu muito,parece q esta na carne,avermelhado.o que posso fazer, aki na cidsde nao tem

    veterinário pq e interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/05/caes-ferimento-no-focinho.html?m=1

      Excluir
  8. Minha yorshire apresenta os coxins das patinhas e dos dedinhos tb sempre descamando, desde o 3º mes de vida. Já levei em veterinário, que achou que fosse cinomose no inicio, depois achamos que poderia Leishmaniose. Nenhuma dessas doenças ela tinha, a veterinária apenas achou que era imuniodade baixa, passou complexo vitaminico, mas minha cadelinha continua com as patinhas sempre descamando, sempre uma das 04 patinhas dela está ruim, o que faz com que a mesma tenha dificuldade para se locomover, pois algumas vezes fica até mancando. Hoje pesquisando sobre o assunto, achei essa informação. Minha cadelinha já está com 09 meses, desejo muito que ela possa andar sem sentir dor. Já gostei muito com consulta e exames. Mas, vou continuar tentando, vou mudar novamente de veterinário e fazer novos exames para concluir que possa ser isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/caes-coxinse-dedos-daspatas-ressecados.html?m=1

      Excluir
  9. Tenho um a filhote de labrador. Ela está com 3 meses de idade e teve uns sintomas que segundo o veterinário indicaria cinomose, mas ela já obteve melhora com medicações dos sintomas e segundo o médico veterinário ajudaria no tratamento das rachaduras, do nariz e das patinhas, mas até hoje, nada. A pele também está seca, apresentando caspa e perda de pelos, já com falhas. Usei manteiga de cacau no nariz, e só melhorou na questão da hidratação, permanecendo as rachaduras. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/caes-diagnostico-de-cinomose.html?m=1

      Excluir
  10. olá, tenho uma cachorra de oito meses.Tem mais ou menos tres semanas que o nariz dela está escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejando, pensamos que fosse so uma gripe, porem agora as quatro patas estão com as almofadinhas muito duras ressecados como uma crosta. Percebi que ela tem evitado andar e saltar porque certamente deve doer. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/caes-cachorra-com-olhos-lacrimejando-e.html?m=1

      Excluir
  11. minha cadela tem 3 meses e as almofadinhas das patas parece que estão trocando, caem uma casca meia dura, não ha nenhum tipo de ferimento, percebi outra pele embaixo quero saber o que há?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/caes-almofadinhas-das-patas-coxins.html?m=1

      Excluir
  12. Oi tenho um Pit Bull red nose, e o fuçinho dele está bem ressecado.... Talvez por ser d cor clara mas oque eu poderia passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/caes-focinho-de-cor-clara-ressecado.html

      Excluir