Ola!!!
Assunto de hoje: pode fazer mal a saúde da galinha deixa-la chocar ininterruptamente???
Explicando:
Como já havia dito em algumas postagens anteriores, há quem retire os pintinhos das galinhas logo que nascem, e criam separadamente. Nos mesmos fazíamos isso, porque garnizes são muito frágeis, pequeninhos, qualquer chuva pode ser fatal para os pintinhos recém-nascidos.
Assim, ao nascer, os pintinhos eram retirados das galinhas logo ao nascerem e criados na luz.
Mas e a galinha? Como fica?
Bem, há dois tipos de comportamentos.
Algumas galinhas simplesmente deixam o ninho apos a eclosão dos ovos e retirada dos filhotes.
Outras, por outro lado, "não desistem" e, na falta dos filhotes, voltam a chocar imediatamente.
Já tivemos casos de galinhas que não saiam do ninho de jeito algum, a cada ninhada retirada, insistia no choco por muito tempo ainda.
Porem, não se pode esgotar a galinha!
Uma, duas chocadas seguidas, tudo bem, mas mais do que isso, a galinha vai perdendo a saude.
Como sabemos, qualquer situacao de reproducao e' restritiva para a femea em termos de saude, elas direcionam todas as suas energias para a procriacao/prole, ficando mais vulneravel fisicamente.
Permitindo que a femea fique constantemente procriando, mal damos tempo para seu organismo manter o equilibrio, se recuperar etc. Isso para todos os animais! Ja nao ouviu dizer que nao se pode deixar a cachorrinha criar em cios seguidos, pois judia muito? Pois entao, mesma razao!
Em resumo, qualquer criacao saudavel (para nos e para os animais), deve respeitar o tempo dos bichinhos!
Deixar a galinha chocar sem parar (ou a canaria, ou a cadela e assim por diante) pode debititar a femea e levar a morte, viu?!!
Fique atento!!
GOSTOU?? Esteja por dentro do mundo animal. Siga este Blog clicando AQUI (nao precisa ter blog, apenas email do Google ou Twitter!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário