domingo, 23 de outubro de 2011

GARNIZÉS - Tutorial - Como cuidar de pintinhos recém-nascidos / Caring for chicks



Cuidados com pintinhos filhos de chocadeira/sem mãe:
0 - 7 dias: manter aquecidos (sob lâmpada  +/- 37ºC)
7 - 15 dias: se não estiver muito frio, aquecer somente à noite.
15 dias em diante: não há necessidade de aquecimento artificial, desde que sejam mantidos bem abrigados à noite principalmente.
Nota importante: a necessidade de aquecimento dos pintinhos é medida pelo aparecimento de penas.
Apenas quando estiverem com o corpo totamente coberto por penas é que têm isolamento térmico suficiente para não precisar de aquecimento.
A cabeça é a última parte do corpo a empenar, as asas são as primeiras.

Caring for hatchery baby chicks / motherless:

0-7 days: keep warm (under neutral + / - 37 º C)
7 to 15 days: if it is not too cold, heat only at night.
15 days onwards: there is no need for artificial heating, provided they are kept well housed mainly at night.
Important note: the need for heating of the chicks is measured by the appearance of feathers.
Only when they are totamente the body covered with feathers is that they are insulated enough to not need heating.
The head is the last body part to warp, wings are the first. to warp.

41 comentários:

  1. Ontem nasceram os pintinhos da minha galinha, porem há um que ela meio que rejeitou, ele esta meio tortinho, com a barriguinha inchada e nao abre os olhos, retirei ele de perto da mãe e estou mantendo ele agora em baixo de uma lampada comum amarelinha.. posso continuar mantendo ele assim ate q melhore e o q posso oferecer de comida ?

    Aguardo responta, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/03/duvida-pintinho-rejeitado.html

      Excluir
    2. Tatiane, use uma bolsinha de água morninha e uma seringa para alimentar, coloque ELE em cima da bolsinha de água e incentivando para ele reagir!!! -Larissa

      Excluir
  2. Achei um pintinho abandonado no mato. Ele pia sem parar e acho que não vai viver muito, pq ele não come. O que eu devo fazer ? Aguardo uma resposta-ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabelle, respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/04/duvida-pintinho-abandonado.html

      Excluir
    2. Ele ainda esta vivo?

      Excluir
  3. OLHA,eu quero muito um pintinho mais onde eu compro,essas lampadas ha um tipo diferente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce quer um pintinho ou lampada? A lampada nao é diferente, é uma lâmpada comum, do tipo amarela.

      Excluir
  4. oque posso dar pra ele comer oque tenho que dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido abaixo e em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/11/duvida-alimento-para-pintinho-novo.html

      Excluir
  5. oque eu posso dar para ele comer rapido ele ta recem- nascido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quirera bem fina, que é milho triturado em pedaços bem pequenos, e ração para pintinhos, compre em casa de ração para aves. Porém no primeiro dia de nascido, não precisa ter tanta pressa, pois ainda há reserva final do vitelo, que era o alimento dele dentro no ovo, ou seja, se ele não comer nessas 24h, não morrerá. Passado esse tempo, se estiver numa emergência muito grande, tente dar farelo de pão torrado ou de torrada, não é a alimentação adequada, só até você comprar quirera e ração, o mais rápido possível!
      Não esqueça de oferecer água.

      Excluir
  6. BOA TARDE TENHO UMA GALINHA ELA CHOCOU E OS DOIS PRIMEIROS PINTINHOS ELA MATOU EU FIQUEI COM MEDO E RETIREI DE PERTO COLOQUEI NUMA CHOCADEIRA ARTESANAL É NORMAL A GALINHA MATAR O SEUS FILHINHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPONDA ME O QUE DEVO FAZER COM OS OUTROS

      Excluir
    2. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/02/duvida-galinha-matando-pintinhos.html

      Excluir
  7. OI, estou com um problema, tirei os pintinhos da chocadeira, e depois de 5 dias começou a morrer. há lampada no pinteiro. Eles estavam comendo bem, e agora só querem ficar encolhidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/03/duvida-pintinhos-morrendo.html

      Excluir
  8. Compra remedio de verme e vitamina

    ResponderExcluir
  9. Eu queria saber se tenho que ajudar os pintinhos a sair dos ovos, pois tem um que faz 12 horas que começou a quebrar a casca, escuto ele piar na chocadeiras e dá até pra ver o biquinho dele. Devo ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/12/galinhas-ajudar-pintinho-sair-da-casca.html?m=1

      Excluir
  10. montei uma chocadeira, mas 29 ovos só um nasceu, depois de 22 dias fui olhar os demais ovos que não picaram, alguns estavam chocos e outros o pintinho morreu dentro, tinha um que estava vivo mas ainda não esta totalmente formado. qual será o problema único ponto que desconfio é a questão da umidade "vou aumentar o reservatório e não selecionei muito os ovos peguei do terreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/12/galinhas-chocadeira-caseira.html?m=1

      Excluir
    2. de fato pode ser a humidade que até 18 dia deve está entre 50 a 60 graus relativos e nos ultimos três dias deve está entre 65 a 70 graus relativos... nao é a quantidade de agua que almentabou diminui a umidade e sim o diametro do reservatorio... aconcelhor a comprar um termômetro digital que mede a umidade que e vendido barato no mercado livre... assim terá mais chances de uma melhor porcentagem de eclosão de seus pintinhos... não esqueça que existem outros fatores para uma formacao saudável dos pintinhos...

      ovos saudáveis
      temperatura entre 37,2 a 38 graus
      circulacao de ar adeguada para a troca de gases
      gas carbonio sai oxigênio entra
      rolagem dos ovos
      e cuidados ao abrir a chocadeira use sempre um aquecedor para nao ter muita queda brusca de temperatura

      espero ter ajudado

      Excluir
    3. de fato pode ser a humidade que até 18 dia deve está entre 50 a 60 graus relativos e nos ultimos três dias deve está entre 65 a 70 graus relativos... nao é a quantidade de agua que almentabou diminui a umidade e sim o diametro do reservatorio... aconcelhor a comprar um termômetro digital que mede a umidade que e vendido barato no mercado livre... assim terá mais chances de uma melhor porcentagem de eclosão de seus pintinhos... não esqueça que existem outros fatores para uma formacao saudável dos pintinhos...

      ovos saudáveis
      temperatura entre 37,2 a 38 graus
      circulacao de ar adeguada para a troca de gases
      gas carbonio sai oxigênio entra
      rolagem dos ovos
      e cuidados ao abrir a chocadeira use sempre um aquecedor para nao ter muita queda brusca de temperatura

      espero ter ajudado

      Excluir
    4. Agradeço a contribuição, Denis!
      Você gostaria de escrever um artigo no blog?

      Excluir
  11. Tenho um pintinho que tirei de um ovo quebrado ele está com três dias ,mas não consegue levantar a cabeça e nem sair do lugar , aparentemente suas pernas não tem força para suportar o corpo , oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/04/galinhas-eclosao-nao-natural-e.html

      Excluir
  12. Tenho um pintinho que tirei de um ovo quebrado ele está com três dias ,mas não consegue levantar a cabeça e nem sair do lugar , aparentemente suas pernas não tem força para suportar o corpo , oque fazer?

    ResponderExcluir
  13. Tenho um pintinho que tirei de um ovo quebrado ele está com três dias ,mas não consegue levantar a cabeça e nem sair do lugar , aparentemente suas pernas não tem força para suportar o corpo , oque fazer?

    ResponderExcluir
  14. Tenho um pintinho que tirei de um ovo quebrado ele está com três dias ,mas não consegue levantar a cabeça e nem sair do lugar , aparentemente suas pernas não tem força para suportar o corpo , oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/04/galinhas-eclosao-nao-natural-e.html

      Excluir
  15. Oi meus pintinhos nasceram hoje 12/08 só que o cachorro matou minha galinha o que faço? Estou muito preocupada

    Esperando resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o que está escrito.
      Tem várias postagens sobre isso. Coloca num caixa e uma lâmpada amarela sobre eles

      Excluir
  16. Minha Garlinzé pôs 9 ovos.
    Já nasceram 4 mas três ela matou a bicadas na cabeça um eu consegui salvar.
    Como faço pra cuidar dele e pq será que ele está os matando?
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Separa o pintinho, cria em caixinha com lâmpada.
      Na ferida, eu passaria uma pomadinha nebacetin. E espere sarar.
      Para ver como criar pintinho sem mãe, procure aqui no Blog, já escrevi várias vezes sobre isso.

      Excluir
  17. EU achei um pintinho aqui no campo do meu bairro,peguei ele para mim cuidar.
    Mas ele está piando muito acho que a mae dele o abandonou
    O que faço??

    ResponderExcluir