sexta-feira, 22 de julho de 2011

SAUDE ANIMAL - Veterinarios especializados.

Ha algum tempo e apos muitas experiencias com animais domesticos e suas saudes, cheguei a conclusao que a necessidade de formacao especializada de medicos veterinarios (MVs) e' fundamental, seja em termos de pesquisa academico; seja para a melhoria no diagnostico e tratamento mais adequados para cada caso.
Nao foram poucas as vezes que a consulta a clinicos gerais (a grande maioria) nao trouxe resultados satisfatorios.
Nao adentro a discussao acerca da capacidade de cada profissional que pode interferir, nem por um instante significa o menosprezo a tais profissionais, ha excelentes e nao tanto, como em todas as profissoes, obviamente.
Mas o clinico geral deve cuidar das generalidades realmente, vacinas, pequenos problemas, cirurgias mais comuns (castracao) e, em caso de deteccao de algum problema espefico, encaminhar a um profissional que tenha habilitacao para tratar daquele tipo de caso.
Claro que nao contamos com profissionais especializados, tampouco os seus custos sao acessiveis, mas essa discussao envolve muito outros fatores.
O fato e' que temos bons profissionais especializados no Brasil que deveriam ser mais consultados.
Tive experiencia de resultados nao satisfatorios em tratamentos de animais meus com MVs clinicos gerais, por outro lado, resultados alem do esperado quando busquei MVs especializados, que utilizam tecnicas modernas especificas para o caso, menos invasivas, mais eficientes.
Uma alternativa: as Faculdades Medicina Veterinaria. Quando nao se tem recursos para procurar um profissional especializado, ir ate as clinicas de Universidades e' uma excelente opcao. Alunos de diversos interesses e engajados no estudo academico podem ser a solucao para o problema de seu animal!
Em todo caso, fico disponivel para a indicacao de profissionais especializados, ja que fiz uma grande busca em virtude de doencas raras e graves que meus animais tiveram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário