"Meu cachorro tem 11 anos e agora que castrei ele a pedido da veterinária, porque ele estava ficando com o pênis pra fora. Faz quase um mês e continua a mesma coisa. Fui orientada pra hidratar com óleo de amêndoa, mas continua na mesma. O quê pode ser feito? Me ajude."
Resposta:
Olá, bem vinda!
É normal que cães machos exponham o pênis.
Não é normal que fique exposto o tempo todo.
Castração de cães mais velhos não costuma trazer alterações.
Se a exposição não traz nenhum prejuízo ao cachorro como feridas, nada a fazer, faz parte da anatomia dele, nada a passar inclusive, há a lubrificação natural.
Por que foi indicado hidratar? Há algum problema? Essa hidratação aumenta a lambedura? O ideal é que não aumente, se aumentar, melhor não passar nada.
Se houver algum problema além do seu incômodo, precisa investigar a causa disso. Alguma doença ou disfuncionalidade, fazer exames. A castração não cessou porque a causa não foi investigada.
Entretanto, se investigada a causa e não ter sido achado nenhuma anormalidade, nada a fazer, apenas respeitar o organismo do animal.
A idade avançada traz flacidez de tecidos, músculos vão perdendo o tônus. Natural. Pode ser o caso, como o corpo vai perdendo tônus, o pênis se exponha mais.
Há que se aceitar a velhice e as limitações de nossos animaizinhos. Muitas situações vão mudando, ficando mais difíceis, mais trabalhoso o cuidado e faz parte.
Eles não vão ter a mesma perfomance de jovens, algumas coisas podem vir a incomodar. É só o corpinho dele já mais cansado.
O caminho é ir se adaptando com todo carinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário