sexta-feira, 12 de julho de 2019

GALINHAS - Poleiros para galinheiro


Poleiros são importantes em um galinheiro.

Galinhas gostam e precisam empoleirarem-se.

Quando criadas soltas, as galinhas vão procurar locais onde empoleirarem-se. Muito comum vê-las dormindo em galhos de árvores. Árvores cheias que possam ser locais seguros e que corte vento e reduza frio, se for o caso.

Se não houver algum local para elas usarem como poleiro, elas vão subir onde quiserem.

Já tive galinhas num local e pretendia que elas se empoleirassem numa árvore, mas elas não ficaram de jeito nenhum e preferiram subir em cadeiras no coberto. Nada fez que ficassem na árvore. Fiquei com pena de tirá-las das cadeiras e elas dormiram ali, fizeram cocô por tudo, até arrumar outro jeito no dia seguinte.

O fato é que galinhas são animais sencientes, sentem frio, dor, fome, estresse etc. E buscam locais que atendam melhor as suas necessidades, que as deixem confortáveis.

Assim, criadas soltas, verifique se há algum local para servir de poleiro. Abrigado de frio, vento, chuva.

Já em galinheiros fechados, coloque poleiros. Troncos, galhos de diversas circunferências e tamanho, tábuas ou qualquer coisa onde elas possam subir.

As aves dormem empoleiradas. Para nós, parece estranho ter que se equilibrar dormindo, mas o cérebro das aves é adaptado para isso, bem como as patas e tendões.

Aves e alguns mamíferos aquáticos apresentam o sistema de descanso unilateral cerebral. Isto é, enquanto um hemisfério do cérebro descansa, o outro mantém certas funções e vice-versa. Por isso, as aves dormem "em pé". É normal.

Resumindo, disponibilize poleiros para galinhas, principalmente dormirem e repousarem.

#galinha, #galo, #poleiro, #galinheiro, #ovo, #postura, #imcubação, #saúdedasgalinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário