sábado, 13 de julho de 2019

GALINHAS - Cama-de-frango


Cama-de-frango é o nome que se dá às substâncias que forram o chão de um local onde são criadas galinhas.

Em criações comerciais, a cama-de-frango é formada de palha de arroz, serragem, restos orgânicos de fezes, urina, penas,  restos de alimento e têm destinação específica, como adubo orgânico com alto valor nutricional para as plantas. Os criadores vendem as camas-de-frango para outros produtores rurais utilizarem como esterco, podendo variar a sua qualidade.

Em galinheiros menores e caseiros, não há necessidade de comprar produtos específicos para forrar o chão, mas é importante colocar algum tipo de palha no local.

A palha auxilia na secagem das fezes das galinhas, evitando que produzam muita umidade e muita amônia, prejudicando a saúde das galinhas.

A higienização do local com palha é facilitada, porque se remove toda a palha com fezes e outros resíduos aderidos, sem que grude no chão e dificulte a limpeza. 

A higienização do galinheiro é indispensável para manter a saúde das galinhas, prevenir contaminação de doenças e até para as galinhas ciscarem.

Galinhas são pastoras, fazem a pastagem do solo ciscando em busca de alimento.

Havendo essa palha no solo, o galinheiro agradará as galinhas para que fiquem ciscando entre os raminhos.

Assim, providencie algum capim, grama cortada ou palha para espalhar pelo galinheiro.

Troque frequentemente conforme acumular fezes, resíduos, comida, for ficando grossa.

Você pode oferecer essas camas para cultivadores de hortas ou, mesmo, fazer seu uso como esterco para plantas.

A propósito, quando não já esse capim no solo, as galinhas costumam bagunçar as palhas dos ninhos, espalhando-as por tudo e ficar ciscando por elas. É comum encontrar ninhos vazios de palha, tendo que recolocar mais outras quantidades limpas.



#galinha, #galo, #frango, #franga, #cama-de-frango, #camadefrango, #ciscar, #aduboorgânico, #ovo, #postura, #galinheiro, #esterco


Nenhum comentário:

Postar um comentário