Frieira, feridas entre os dedos dos cães é chato porque infecciona e dói, o animal fica incomodado, não deixa mexer e demora pra sarar.
Veja com veterinário se há uma causa mais séria. Pode ser um efeito de outro problema, como imunidade baixa, reação alérgica etc.
Frieiras recorrentes, que saram e voltam, também indicam que pode haver algo causando e que precisa ser tratada a causa da origem, se não vai voltar.
Se as feridas estão aparecendo nas 4 patas, ou mais de uma, também é um sinal de que há algo a ser investigado e não é problema local.
Porém, se for eventual, uma vez ou outra, uma pata ou outra, pode ser que a inflamação/infecção seja local mesmo, sem outras causas.
Ficar com pata úmida, pisar em chão quente, pisar sobre produtos químicos, corpo estramho (pedrinha, estrepe), levam a feridas entre os dedos, nos coxins (almofadinhas) da pata do animal.
Assim que descobrir a causa, evite mantendo seco, após banho, se andar no molhado ou brincar com água. Seque com toalha depois.
Para patas que ficam úmidas com frequência, pode passar amido de milho entre os dedos, para retirar a umidade. É uma boa dica e não causa nenhum mal.
Outras situações como machucado, queimadura, estrepe, trate conforme o caso e siga cuidando da pata até sarar tudo.
Como tratar?
Essas lesões podem ser inflamações ou infecções. Como sabemos, para processo infeccioso, será indicado antibiótico.
Sou da opinião que se deve tentar outras formas antes de antibiótico.
Veja, não estou dizendo para não tratar com atb (antibiótico). Converse com o veterinário sobre. Pondere caso a caso. Em alguns casos mais graves devem pode ser mais indocado entrar com atb, pois o risco da espera é grande, evoluir pra uma infecção generalizada, por exemplo.
Por outro lado, casos menos graves, eu tento outras opções antes, começando por tratamento naturais e analisar a evolução. Se vai melhorando, ótimo, está dando resultado.
Começo por fazer assepsia diária dos dedos. Uso: spray antisséptico, vinagre. Limpe com algodão embebido, de preferência à noite, quando o cão vai ficar quieto.
É difícil impedir que o cachorro não lamba, mas se conseguir, melhor.
Feita a limpeza, passo pomada cicatrizante para assaduras de bebês. Hipoglós, a única que funciona. Já tentei outras e não dá o mesmo resultado.
Hipoglós tem zinco, o que é prejudicial se o cão lamber (causa vômito), mas dê um jeito de passar e controlar um pouco, para que não lamba e penetre na pele um pouco.
Siga com esses protocolos. O esperado ébir melhorando a cada dia. Mantenha o veterinário informado, para não arriscar muito se não estiver dando certo.
Como disse, o tratamento demora. A pata fica em contato com muitas bactérias do chão, insista!
Nota: não há publicidade neste texto. O que indico é o que uso em meus animais e vejo resultados efetivos. Também, não estou orientando dar medicação alguma, apenas dividindo experiências que possam ajudar outras pessoas e animais!
#cão, #cachorro, #animais, #pataferida, #frieiranapata, #tratamentonatural
Nenhum comentário:
Postar um comentário