Pergunta:
"Olá
Tenho uma pequena criação de galinhas e ganhei a mais ou menos 6 meses mais 3 que vieram do interior (não sei se tomaram alguma vacina dês do nascimento e não me atentei quanto a isso)... cresceram junto às outras galinhas , reproduziram , estavam saudáveis. Essa semana percebi no galo um sangramento nas patas para ser mais exato nas canelas do galo e elas estavam acizentadas, a princípio acho q ele tinha machucado de alguma forma e a cor era terra, durante dois dias vim lavando as patas com água ,sabão neutro e uma escovinha , no terceiro dia ele estava andando normalmente pelo terreiro foi até o comedouro simplesmente caiu e não conseguiu mais se levantar , ele ficou literalmente paralisado repentinamente , laveiy as patas dele massageei mas não movia nenhum dedo fiquei sem saber o que fazer fui até uma casa de ração aqui próximo procurar alguma orientação mas não obtive sucesso , voltei e o galo estava com as patas sangrado , tentando se levantar terminou se machucando e ferindo muito , tentei algum auxílio pelo Google mas não encontro , ele já tava molinho tive que chamar alguém pra sacrifica-lo infelizmente .
Hoje apareceu a mesma secreção em nas canelas de uma das galinhas q veio junto à ele . Ela estava aparentemente saudável , mas agora analisando ela está a mais de uma semana sem por e agora com esse sangramento também .
Pelas minhas pesquisas na internet essa paralisia repentina me pareceu a “Doença de Marek” mas nas pesquisas não consigo encontrar relatos sobre esse sangramento nas patas (canelas) ...
Preciso muito de ajuda , o que pode ter causado essa paralisia e esses sangramentos ?? O que eu posso fazer para não acontecer com a galinha a mesma coisa q aconteceu com o galo ? Isso pode transmitir pro restante das aves ?
Me orienta por favor. Agradeço dês de já ." Por Marcos Aurelio. 05/02/18.
Resposta:
Olá, Marcos Aurélio!
Certamente, doença aviária.
O ideal é levar a um veterinário, criador ou especialista em aves.
Não sendo possível, vá até uma avicultura ou casa de ração, explique o ocorrido e adquira uma medicação de amplo espectro (combate várias doenças). Peça a bula, leia e siga as instruções.
Separe as aves com mesmos sinais das saudáveis.
Redobre a higiene.
Quando a situação normalizar, vacine todas as galinhas.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário