sábado, 21 de outubro de 2017

CÃES - Cachorro deve passear na rua com coleira

Esta semana, passei por uma experiência que me chateou bastante.
"Atropelei" uma cachorrinha.
Eu, que fico bem mal quando vejo animais mortos por atropelamento na rua, me envolvi com uma situação dessas.
Felizmente, a cachorrinha não morreu! Mas assustamos (eu e a proprietária).
A dona iria sair com ela na rua e, ao abrir o portão, a cachorrinha disparou para atravessar a rua. Havia carros na calçada que me impediam a visão dali. Quando vi, ela saiu correndo dentreum e outro veículo estacionado e já estava na minha frente.
Eu estava devagar, mesmo assim diminui. Não senti passar por cima, apenas uma batida, por isso escrevi "atropelei" entre aspas.
Parei no mesmo momento e levei a cachorrinha e a proprietária ao vet. Em cinco minutos, estávamos lá. Em 10 minutos, ela estava sendo atendida e medicada.
Fraturas diversas na bacia.
Felizmente não rompeu órgão ou lesionou a coluna. Foi submetida a cirurgia ortopédica e segue em recuperação. Hoje, fará 48h. Tudo indica que está fora de risco de vida!

Lições aos motoristas:
- dirigir devagar, prestando atenção nos arredores (nunca se sabe quando um animal ou até criança vai surgir na sua frente, estando em baixa velocidade, mais chance de evitar acidentes), não usar celular ao dirigir e todas as orienções de direção defensiva que todos deveríamos saber e praticar.

Lições ao proprietário de animais:
- Jamais levar animal na rua sem coleira. Mesmo que esteja acostumado, mesmo que seja manso, mesmo que o local não seja muito frequentado, mesmo que o seu cão obedeça, mesmo todas as alternativas. Todas. Não há justificativa. É um dever como medida de prudência do proprietário. Protege o animal e assegura a posse responsável do dono, que tem o controle sobre o animal, evitando surpresas.
- a coleira deve ser adequada. Há diversos tipos de coleiras ou guias disponíveis no mercado. Mas escolha uma segura ao fim que se propõe. Segura ao animal, ao condutor e às outras pessoas ou animais.
Coleira segura é aquela confortável para o animal, que não o incomode ou machuque, mas que permita o controle pelo condutor e que ele consiga fazer a contenção do animal se necessário.
A raça, tamanho, força, porte do animal influencia a escolha da coleira. Algumas são mais adaptadas para certos animais do que outra. Usar coleira inadequada para um animal perde quase que toda a finalidade protetiva a que se presta a guia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário