sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ANIMAIS DOMÉSTICOS - Confie na sua intuição

A intuição do cuidador de um animal de estimação funciona e, por isso, sempre deve ser ouvida.
Claro que devemos seguir as orientações dos veterinários e profissionais que atendem nossos animais.
Mas somente quem convive diariamente com o animalzinho percebe diferenças no corpo, no comportamento, nas ações e reações que podem ser sutis ou irrelevantes para um vet.
Algumas doenças ou desfuncionalidades começam a dar pequenos sinais que podem passar despercebidos pelo vet, por não fazerem parte dos sinais e sintomas conhecidos e mais evidentes de determinada situação.
Nenhuma alteração deve ser negligenciada.
Uma dorzinha rara, um ronco diferente, um comportamento novo atípico, algum movimento novo na locomoção, alguma alteração no andar, no respirar, na pele, pêlos, alterações de fezes e urina, comportamentos incomuns, tristeza, apatia, falta de apetite etc.
São incontáveis exemplos. Na verdade, tudo é relevante, desde que seja diferente do que o animal é sempre.
Como dito, algumas vezes, por serem sinais muito precoces, o vet pode não associar de imediato a nada.
Insista. O coração do cuidador não erra. Salvo exceções de cuidadorea altamente protetores num nível neurótico, confie na sua intuição.
Explique detalhadamente ao vet o que ocorre, o que mudou.
Peça exames, hemograma, check-up, funções, cardio ou o que mais parecer necessário.
Acredite na sua conexão com seu animal. Ele dá sinais de que algo não está bem ao cuidador com mais precocidade e sutileza do que ao vet, que não é a família dele.
Não se trata de desmerecer o trabalho do médico, pelo contrário, contribuir para um diagnóstico mais rápido, eficiente e preciso, contando com o privilégio de obter informações muito sutis que um animalzinho revela apenas para quem confia.

Eu teria muitos exemplos para contar para vocês. Bons e ruins.
Bons quando eu segui a minha intuição, às vezes contra sugestão do vet, e os resultados foram inestimavelmente melhores do que se tivesse seguido à risca prescrições médicas, deixando minha intuição de lado.
E ruins, quando não ouvi minha intuição e tive perdas irreparáveis, inclusive, das quais prefiro não relembrar devido a dor (e culpa, somos humanos) que isso me traz!

Ouça e confie na sua intuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário