sábado, 15 de julho de 2017

GALINHAS - Como cuidar de pintinho machucado

Pergunta:
"Gente, o galo pisou no pintinho e quebrou a asinha e o pezinho dele. Alguém sabe me informar como eu faço para poder cuidar dos hematomas que ficaram? Não ficou nenhum ferimento exposto, só os hematomas, mas o pequenino está sofrendo muito, com dor, gente ajuda a cuidar dele para não morrer." Por Ana em GALINHAS - Cuidar pintinho machucado. 15/07/17.

Resposta:
Olá, Ana!
Você tem certeza que quebrou?
Não é comum pisada de galo ou galinha quebrar ossos de pintinhos, a menos que tenha siďo uma agressão violenta e proposital.
Em todo caso, aguarde para ver se quebrou mesmo. Se quebrou o membro fica "mole", vira qualquer lado, como se estivesse "bobo".
Coloque-o numa caixinha, de modo que ele não se mexa. Ele deve ficar quietinho. Enrole num paninho porque está frio. Mantenha-o aquecido.
Passe Nebacetin nos hematomas.
E, para dor, uma gotinha de dipirona dissolvida em água.
Enquanto ele estiver com dor, não vai querer comer.
Deixe-o quietinho, aquecido e sem se locomover.
Amanhã, você continua cuidando e passa a dar comida no bico se ele não quiser.
Papinha de ração para pintinho e água.
Repouso absoluto.
Boa sorte!

44 comentários:

  1. Quebrou porque as perninhas está extamente assim mole fica pra todo lado quanto a asinhas está com hematomas enormes abaixo da asa e um na coxa dele ele fica com as asinhas pra cima podee disser porque não quero que ele morra me ajuda a cuidar dele posso enrolar ele não vai machucar mais ainda a asa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso. Fique calma. Tente colocar a asinha e a patinha na posição correta, como de não estivesse quebrado. Nessa posição, pode enrolar num paninho, sem apertar, como charutinho de bebê. Só a cabeça para fora, para que ele não se movimente. Passe Nebacetin nos hematomas. Num potinho, tampinha, colher, algo pequeno, coloque água e uma gota de dipirona. Dê essa água no biquinho dele. Use algum conta gotas de remédio (lave bem antes). Se não tiver, pode ser um canudinho, coloque nessa aguinha, vai entrar um pouco, tampe a outra ponta com o dedo. A água com o remédio vai ficar presa. É um conta gotas improvisado. E vá colocando no biquinho. Por ora, faça isso. Deixe ele num lugar quentinho. Se tiver uma lâmpada, coloque-o embaixo (luminária ou abajur). Nessas primeiras 24h, só faça isso. Vamos aguardar ver se ele sobrevive. Se algum orgão interno tiver sido afetado, não sobrevive. Tem que esperar. Se for resistindo, vou te orientando a fazer outras coisas. Por agora, é isso! Aguardo seu retorno. Vou respondendo aqui, ok? Boa sorte!

      Excluir
    2. Qual seria a posição correta? Estou com o msm problema com meu pintinho ele está repousando como a senhora recomendou na primeira pergunta, que foi exatamente a msm coisa que aconteceu com o meu

      Excluir
  2. Estou numa situação muito pior....pisaram no meu pintinho..a pele da barriga rasgou e está com as vísceras expostas.Ele continua andando..mas acho que pode não sobreviver.
    passei rifamicina e coloquei um esparadrapo pra ver se vive e deixei numa caixa.
    Há algo mais que posso fazer?
    me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/07/galinhas-pintinho-muito-machucado.html?m=1

      Excluir
  3. minha galinha galizé teve 2 pintinhos, um deles apareceu todo machucado e com a patinha meio preta talvez roxeada com vermelhidão, estou cuidadando dele já que a galinha o jogou pra fora do galinheiro, queria saber como faço para ter certeza que ele está com a perninha quebrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pata quebrada fica "mole". Mas certeza só veterinário pode dar. Deixe-o em repouso por uns dias, sem andar e verifica o que acontece.
      Uma gota de (uma colherzinha de café de água + uma gota de dipirona) para dor. Mas uma gota da mistura!!!

      Excluir
  4. Olá
    Estou com um pintinho com um ferimento na cabeça e nos olhos causados pela mãe e acho que ele está cego
    Trouxe ele pra dentro mas nao sei o que fazer
    Como faço pra cuidar dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de mais informações para opiniar. Pode ser machucado (e se for, vai sarar) ou doença (tratamento medicamentoso).

      Excluir
  5. Olá, estou com um pintinho com o osso da asa exposto. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou com um pintinho com o osso da asa exposto. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de postar sobre tala para pata quebrada, mas é preciso saber recolocar o osso para colar corretamente.

      https://www.instagram.com/p/BsXAX9qjkmk/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=11kucwvmal3rr

      Excluir
  7. ola, meu pintinho foi bicado por outro e esta com hematoma na nuca e bem quetinho. tem algum remedio pra dor q posso administrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No local, eu passaria nebacetin.
      Para dor, coloque um pingo de dipirona numa colher de água. Dê ao pintinhos 2 gotinhas da solução misturada, não puro.

      Excluir
  8. Pitinho correu enquando cuidava dele e pizei sem querer. Machucou os dois olhios dele. Um fechou e o outro estufou o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas limpe com soro fisiológico, em gotinhas sem esfregar e acompanhe. Não passe nada e não mexa. Se não feriu o olho mesmo, o inchaço vai passar.

      Excluir
  9. Meu filho pisou no pintinho, o coro da cabeça dele saiu todinho. E um olho estufou. Na hora ele se bateu e sangrou. Depois Ele começou a se encolher e ficou quietinho. Não pia, machucou também o bico dele. Estou tão preocupada, o que faço? A princípio, enrolei ele em um paninho e coloquei dentro de uma caixinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe na caixa. Coloque uma lâmpada amarela sobre ele para aquecer.
      Se não tiver sangrando os ferimentos, eu passaria uma pomadinha, nebacetin.
      Para dor, costumo fazer uma solução de uma colher de chá com 1 ou 2 gotas de dipirona e dar 2 ou 3 gotinhas da solução (não pura!).
      Se não morreu ainda, pode ser que sobreviva, cuide bem!

      Excluir
  10. Oi meu pintinho apareceu com o lado da coxa muito inflamado e inchado eu suspeito que pizarao ele sem querer tem 3 dias, ele não está andando comprei um antibiótico que o rapaz vendedor me passou, mais estou suspeitando que quebrou algo por dentro nas costas dele pq topo em um lado e está durinho mais na parte machucada está como se estivesse fofo se não houvesse osso só os corinhos dele. Eu O deixei na caixa com bastante pano e uma lâmpada mais preciso de alguma orientação sobre cuidados que devo ter com ele quais medicamentos tenho que da
    Meu nome é Andreza se puder entrar em contato comigo via Whatsapp te agradeço. 79998384082

    ResponderExcluir
  11. Hoje ele não quis comer dei água na seringa, tentei da comida a ele na seringa tbm .. ele tá tomando neofox e tbm passo a pamonada calminex não estou vendo muito resultado .. Eu tô deixando ele enrolado em uma atadura com o sumo do hortelã e o mastruz pra ver de desincha e o rochidao sai ..As vezes ele pia de dor eu fico com ele no braço pra da carinho .. Hoje tbm ele amanheceu gripado está acontecendo tudo de vez .. ele é novinho não tem nem 3 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que está com doença. Continue dando a medicação que te passaram. Insiste. O que você diz gripe é sinal de outra doença, gripe aviária não é como nossa.
      Não quebrou nada dentro, se não já teria morrido.
      Paase alguma pomadinha no ferimento. Eu passaria Nebacetin.
      Para dor, coloco numa colherzinha de água + 1 gota de dipirona. Dê 2 gotinhas da solução/mistura. Não puro.
      No mais, está cuidando bem.
      Não coloque com outros animais até sarar completamente.

      Excluir
  12. Estou com um pintinho com a perninha quebrada, ele levou um pisao de um cavalo. Deixei ele em uma caixinha quentinho. O que posso fazer agora? Não sei se vai resistir, ele só tem 2 dias de vida e tá sangrando também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta Nebacetin no ferimento.
      Se parar de sangrar, provavelmente sobrevive.
      A pata cola.
      Deixe de repouso na caixinha.
      Coloque uma lâmpada amarela para aquecê-lo.
      Água num pires e ração inicial para pintinhos.
      Quanto mais imóvel a pata, melhor!
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Me ajudem por favor meu pintinho pisou num prego mais não fez ferida por fora mais agora ele não está conseguindo andar acho que ele não está se alimentando direito o que faço???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu daria algo pra dor, 2 gotas dipirona numa colher de chá de ágia e dar somente 2 gotas da solução, não puro.
      Se a dor melhorar, ele volta a comer.
      Tenta fazer papinha de quirera com água e dar na seringa, se demorar pra voltar a comer.
      Boa sorte.

      Excluir
  14. Olá, meu pintinho está sendo criado dentro de casa, e hoje ele fugiu e foi pra rua.Um gato pegou ele, e a pele da barriga dele foi um pouco rancada, ele está andando, Mas pia bastante. Oque eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passaria uma camadinha leve de nebacetin e, para dor, misturar 2 gotas de dipirona em uma colher de água e dar gotinhas da solução, não puro.
      Se não for grave, só superficial, logo sara.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. oi,eu tenho um pintinho recém-nascido, com um machucado exposto grande no pescoço, como faço para cuidar dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2020/10/galinhas-pintinho-com-machucado-no.html?m=1

      Excluir
  16. Oi,comprei um pintinho hj mas parece q esta com a perninha machucada não esta andando direito,mas come.O que eu passo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mais provável que esteja contaminado por doença, tratamento via medicação de amplo espectro adquirido no mesmo local onde comprou o pintinho,avicultura.

      Excluir
  17. Bom dia, estou desesperada! Meu pintinho muito amado caiu da minha mão, ele não quebrou ou feriu nada, porém uma perninha dele tá como se fosse dolorida (não tem hematomas/feridas/sinais de osso quebrado algum) por isso ele não consegue andar. Pesquisei aqui assim que aconteceu e vi que você indica dipirona. Porém ele tá sempre quietinho, dormindo, deitado. Isso é bom? Como saber que ele não está bem e vai acabar morrendo? Dou graças a Deus porque isso é a única coisa que me preocupa, pois por sorte ele não quebrou e nem se feriu grave!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se vai sobreviver, levar ao veterinário e ver o que mais pode ser feito. Tratar certinho e aguardar.

      Excluir
  18. Meu pintinho e colorido e hj a patinha dele cortou um pouquinho e tá roxa só uma o q eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2022/08/galinhas-pintinho-cortou-pata.html?m=1

      Excluir
  19. Boa noite estou angustiada meu filho pisou no pintinho galinze sem querer no início pensei q morreu mas comecei mecher nele ele deu um piado e se mecher aí está o dia todo respirando e com olhinho fechado não se meche muito só se meche se alguém mecher com ele e da uns picadinho baixinho ele não quer acordar oque posso fazer ?? Não saiu sangue dele e ele não quer comer 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misturar 2 gotas água para 1 de dipirona. Dê 1 gota dessa solução para dor.

      Excluir
  20. O meu pintinho tá com um corte na parte das costas o que eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2022/08/galinhas-pintinho-cortou-pata.html?m=1

      Excluir
  21. Vim aqui porque estou angustiada, eu tenho um pintinho e ele me seguia pra todo lado até que meu marido pisou nele sem querer ele se debateu aí peguei ele e coloquei na caixinha enrolado ele não fez ferimentos na parte de fora , ele só fica com os olhinhos fechados piou só uma vez só eu não sei o que eu faço me apeguei tanto nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2023/02/galinhas-pisou-no-pintinho.html?m=1

      Excluir
  22. Minha irmã mais nova adotou uns pintinhos porém já tínhamos um gato filhote porém ele nunca atacou os pintinhos apenas corria atrás e se escondia hoje eu notei machucados nas asas deles (perto do pescoço) não sei se foi o gato realmente minha mãe disse que meu sobrinho mais novo bateu neles com uma pá porém eles estão depenados nessas partes e eu não sei o que passar ou qualquer coisa do tipo

    ResponderExcluir