Fernando de Noronha é uma ilha brasileira composta por praias, baías e enseadas.
A ilha possui 6 mil habitantes, logo não é tão pequena como possamos imaginar. Ê uma mini cidade!
Comparando-se com Abrolhos e a Ilha de Santa Bárbara (a maior, onde há o farol e algumas unidades de casas dos militares), é bem maior.
Da Ilha de Santa Bárbara em Abrolhos, de algum ponto relativamente mais elevado (quase a pequena ilha toda) podemos ver toda a ilha, suas margens circundadas pelo mar.
Já Fernando de Noronha (FEN) é bem maior. Para ter visão da ilha toda, é preciso estar nos pontos mais altos.
FEN é um local muito acidentado. Morros, pedras, trilhas. Não é um local que se consegue percorrer rapidamente, principalmente para conhecer tudo ou grande parte é preciso alguns 2, 3 dias.
Alguns acessos às praias são bem difíceis.
As praias são separadas pela própria geografia da ilha, que como falei, é bem acidentada.
Em algumas praias é possível se deslocar com facilidade de uma a outra, dependendo da maré. Outras são separadas por pedras imensas, gigantes, é preciso sair de uma para ir a outra por cima, não pela própria praia, como as que são isoladas geograficamente (Sancho) ou com acesso por trilha (Atalaia).
As praias são divididas entre as do Mar de Dentro (voltadas em direção ao continente) e Mar de Fora (voltadas em direção ao Oceano Atlântico).
As praias do Mar de Dentro costumam ser menos agitadas as do Mar de Fora, embora todas sejam relativamente agitadas por se tratarem de praias em meio a um oceano.
Assim, as praias mais calmas para banho são as do Mar de Dentro, enquanto as de fora possuem vida marinha mais intensa.
Pelas suas características, s de dentro são mais frequentadas e possuem alguma instalação, pois as de Fora são desérticas.
Embora cada uma tenha sua especificidade e características, todas são deslumbrantes. A escolha de onde ir depende das intenções (banho de mar, vida marinha etc.).
Segue abaixo a lista de praias:
Vou falar de cada uma delas em postagem separadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário