Pergunta:
"Meu cãozinho tem 10 anos e já vinha tossindo há algum tempo, mas era sempre em episódios. E depois passava, mas sempre voltava pior, levei no veterinário e foi detectado colapso da traqueia. Ele receitou o Condotron, mas já me alertou que a tosse não iria melhorar, que o remédio seria apenas pra evitar que agravasse ainda mais, porém a tosse continuaria do mesmo jeito. Gostaria de saber se os cães de vocês teve melhora com o uso contínuo do Condotron, pois fiquei super desanimada em saber que posso fazer tão pouco por ele, na verdade eu nem esperava a cura, mas pelo menos um alívio dos sintomas, pois ele fica cansado e tosse muito" por Aime Meira em CÃES - Colapso e estenose de traqueia. 06/03/17.
Resposta:
Olá, Aime!
Realmente, colapso de traqueia é complicado e a gente fica triste em não poder ajudar muito.
Dependendo de alguns fatores, podemos usar algumas recursos.
A cirurgia é uma opção, mas somente recomendada em casos gravíssimos e em cães novos.
A traqueia é um tubo flexível como um canudo. E em caso de alguma disfuncionalidade, ela fe fecha (como quando chupamos o canudinho vazio, ele colapsa, fecha).
As alternativas tradicionais paliativas (não curam, controlam) é tentar com medicação para ajudar na melhor sustentação do tecido.
Condroton e afins é a medicação eleita, mas você pode tentar uma potencializada nisso, com outras substância e colágeno, que contribuirá para que o tecido da traqueia fique mais flácido (como todo o corpo com o avançar da idade).
Já postei uma fórmula que eu dava pra uma cachorra minha que tinha dificuldade respiratória por estenose de traqueia (e outras coisas, como focinho curto desfuncional).
Veja com seu vet sobre a fórmula, se vale a pena dar para seu cão (no caso, deve adapatar as doses, a minha era adequada para o peso dela).
http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/07/caes-como-consegui-reduzir-apneia-do.html?m=1
Na época que passei por esses problemas (há mais de 5 anos) e pesquisei e tentei muitaa opções, o Osteocart foi o mais eficiente para minha cachorra. Era o mais caro (muito caro), mas mais eficiente para a minha cachorra. Vai de cada caso, tentar todos os similares e verificar qual melhora os sintomas.
Até que cheguei na fórmula manipulada e foi assim até o final. Ela não faleceu disso, mas numa anestesia, que tem alguma relação com a boa respiração.
Entretanto, queria te sugerir que consulte um vet cardiologista. Especialista mesmo. Que possa fazer um check-up no seu cão.
Digo porque os sinais de colapso de traqueia são mais relacionados à falta de ar. A minha cachorra tinha dificuldade para respirar, ficava "engasgada", cianótica (língua e mucosas arroxeadas). Mas não tossia.
Tosse e cansaço em cão idoso é bem típico de problema cardíaco.
Por isso vale um cardio. De repente, a tosse pode ter outra causa além da traqueia, e se houver alguma cardiopatia, tratando com medicamento adequado, as tosses podem ser controladas e você conseguir dar uma qualidade de vida boa.
Veja, não estou contrariando o diagnóstico do vet, apenas acho que vale investigar mais, especialmente o coração. De repente, há outra causa dessa tosse e tem outras formas de controlar.
No mais, pense em terapias alternativas como acupuntura e reiki. Não são invasivas, são indicadas pra qualquer caso e pode trazee bons resultados!
Não desanime em dar uma boa qualidade de vida ao seu cão!
Boa sorte!
Olá desesperada li aqui e pedi para o veterinário receitar o condotron, minha filhinha tem 15 anos e agora 25kg, eliminou 7, que para o tamanho era muito. Obejetivo veterinário é 23kg . Quanto ao condotron usou injetável 5ml e após 6 dias mais 5ml. Após o injetável usa o pó para cavalo do condotron, 2,5 g duas x ao dia. Eu muito satisfeita, diminui a tosse os engasgos. Ela eu e o marido estamos dormindo.
ResponderExcluirRosaura, deu certo então? Ela está bem?
Excluir