Pergunta:
"Coloquei meu cachorro em um local preso pois ia receber visita. Quando a visita chegou, ele começou a latir como de costume. E logo em seguida começou a gritar, corri lá e ele ficou mole e sem reação, ele estava super feliz comendo brincando e do nada se foi. Isso tem apenas 3 horas q aconteceu estamos arrasados. Levei correndo para veterinária e ela simplesmente falou q era doença do carrapato. Mas como assim? Sem apresentar nem um sintoma? Por favor me fale alguma coisa do que pode ter sido, te agradeço desde já." por Kelly Cristina em SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente. 05/03/17.
Resposta:
Olá, lamento pelo ocorrido.
A doença do carrapato não causa dor. O cão fica anêmico, fraco. E para levar à morte, o animal deve estar muito mal. Fraco, sem comer, sem andar.
O quadro me parece estranho.
Talvez pudesse estar com doença do carrapato e aconteceu alguma outra coisa que levou à morte.
Agora não tem como saber. Nesses casos, deve-se pedir uma necropsia para saber a causa da morte.
A doença do carrapato já tinha sido diagnosticada por hemograma (exame de sangue)? O vet já sabia (por exame laboratorial, porque clínico não dá pra saber).
Enfim, agora não tem como saber mais, pois a necropsia deve ser feita logo após o óbito.
Mas vocês podem questionar o vet sobre esse dianóstico.
Doença do carrapato vai deixando o animal fraco, pois as células vermelhas do sangue vão sendo destruídas. E morte só em casos avançados. Muito tempo sem tratamento.
Perguntem a ele sobre esse diagnóstico, se foi feito hemograma, como é a evolução da doença do carrapato e tirem todas as dúvidas.
Morte repentina (sem doenças preexistentes) são compatíveis com picada de bichos, envenenamento, parada respiratória ou cardíaca, morte súbita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário