segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

GALINHAS - Quebrar ovo choco antes de 21 dias mata o pintinho

Pergunta:
"Estou com um problema, a minha burguesa está choca com dois ovos, já faz quize dias e não nasceram ainda, aí resolvi abrir um pra ver se ainda estava vivo, estava vivo ainda, aí coloquei o ovo quebrado no ninho junto com o outro. Desde de manhã que a fêmea está em cima dos ovos, pensei que ele teria morrido já, mas ainda está vivo, alguém sabe me dizer a possibilidade dele sobreviver?" por Ana Reis em GALINHAS - Sobre ajudar pintinho nascer, quebrar ovo. 19/02/17.

Resposta:
Olá, Ana!
A chance é quase zero.
NUNCA se mexe em ovo antes de completar o tempo de incubação. Se mexer, quebrar, tentar abrir antes do período completo, o pintinho morre. Pode sobreviver uns dias, mas morre.
O período de incubação de galinhas é de 21 dias. Com 15 dias, o pintinho não está pronto de jeito nenhum. Por que você abriu? Por que não pesquisou qual o período completo de incubação? Não nasciam porque não eatava na hora! Não pode ir quebrando assim sem saber! Dessa forma, mata o pintinho.
Qualquer intervenção para ajudar o pintinho a sair so ovo só deve ser feita após completados os 21 dias e se houver alguma dificuldade de eclosão dos ovos. E para isso tem que estudar muito incubação de ovos, sobre quando, como e se deve intervir.

Para começar, leia:
http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1


E não mexa nos ovos antes de 21 dias!!!!

24 comentários:

  1. Bom dia, tenho um franguinho que ha mais ou menos 3 dias n quer comer nada, fica parado em pe dormindo, as outras galinhas nao se aproximam dele, meu filho tinha a mania de ficar com ele o tempo todo, li sobre doencas coko gogo mas n vi aparente nele, o papi ta vazio, tentei dar racao no bico mas ele se desmolece na mão, por fabor o que poderia se.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/02/galinhas-pintinho-triste-so-dorme.html

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Tive problema com a chocadeira de papelão que fiz ( todos os pintinhos saiam dos ovos até então), só que a caixa molhou no fundo e nesse período a galinha entrou no choco e deixei os ovos com ela. Quando chegava o dia da eclosão colocava na chocadeira que eu fiz menor e sem tantas aberturas na parte dos ovos como a anterior. Nesta nova, dois pintinhos morreram no ovo, um deles até parecia estar com gema, não sei, mas ainda tinha líquido (detalhe: morreram no ovo, mas tinham começado a bicá-lo). Um terceiro ovo, já passou o dia do pintinho sair (já está no 4o dia) e vi no ovoscopio que fiz que ele ainda respira. O que faço? E a possível causa da morte dos outros dois pode ter sido a mudança climática da chocadeira e da umidade? Já tem uns 7 vivos, mas depois do que aconteceu com p 3o, estou deixando eclodir na galinha para depois tirar.
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/02/galinhas-problema-com-chocadeira.html?m=1

      Excluir
  3. Incubei ovos de garnize, ontem à noite fez 18 dias, hj não ficaram ainda.. Mas olhei no ovoscopio e se mexem bem, vi até a sombra de um pezinho, será que devo intervir? Já passou um dia inteiro da data de 18 dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-abrir-ovo-em-final-de-incubacao.html?m=1

      Excluir
  4. Estou com um problema, tenho três galinhas em casa, e uma começou a chocar(dois ovos) ,tinha dado 21 dias e nada dos pintinhos nascerem, então fui ver oque acontece, percebi que um tinha morrido, mas o outro estava piando,então percebi que o pinto tinha feito um buraquinho no ovo, e resolvi abrir mais um pouquinho, depois sai e fui embora, quando voltei o pintinho tinha morrido, mas ele morreu sufocado? Devido estar debaixo da galinha, eles morrem esmagados? Eles conseguem nascer sem ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você abriu na hora errada ou abriu muito. Há um momento certo para ajudar e como ajudar.
      Todas as respostas estão neste guia: http://ilcagnolino.blogspot.com/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html

      Boa leitura!

      Excluir
  5. Tenho uma galinha que está chocando a 20 dias e ela não sai muito do ninho, isso e normal?? Observei os ovos e eles estão um pouco frios isso pode afetar no nascimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sair do ninho é normal, mas deveriam estar quentinhos. Não mexa, aguarde o período de incubação acabar. Só mexa após 23 dias.

      Excluir
  6. Pq os ovos quebram debaixo da galinha quando está chocando ?começa com vários ovos e no final fica só com um ou dois ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvania, verifique se outras galinhas ou galos do galinheiro estão entrando no ninho e bicando os ovos. Não é normal quebrar ovos do nada. Ou algum outro predador como lagarto ou outro bicho. Se for o caso, proteja o ninho, deixando espaço pra galinha sair e se alimentar.

      Excluir
  7. bom minha galinha india estava chocando e retirou um ovo antes do tempo do ninho o quebrando...com 17 dias sem formar por completo...isso e normal ou pode ser por piado de passaros e outros pintos proximos que ela tentou abrir?no inicio do choco com 2 dias ela retirou cerca de 7 dos 13 ovos do ninho...agora faltando 3 dias pro final da incubaçao so tem 3 ovos dentro do ninho com pintos porem ainda nao estao a piar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou como? Jogou fora ou bicou?
      Não é normal, algo aconteceu.

      Excluir
  8. Olá! Tenho uma galinha que pela manha encontro ela deitada no ninho mas depois quando esta próximo ao meio dia ela sai do ninho e não volta mais. isso é normal? Se não o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa fazer nada. É normal, está se preparando para botar, iniciar postura!

      Excluir
  9. Oi minha galinha quebrou um ovo que tava chocando . e tava comendo já cm pintinho dentro sera se ela ta doente ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode quebrar ovo, pois o sangue atrai as galinhas e bicam até matar. Tem que ter todo cuidado pra ovo chocando não ser quebrado.

      Excluir
  10. Tenho uma galinha chocando a 13dias e quebrou um ovo o q faço se q os outros ovos estão bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou com um probelma serio a galinha com apenas 2 semanas quebrou o ovo sem querer vejo o pinto se mecher dentro e a pelicula nao foi atingida oq fazer ? Sera q colocando um durex resolve 😣

      Excluir
  11. Não resolve durex, o pintinho vai morrer.

    ResponderExcluir
  12. Minha galinha quebrou dois ovos e estava com os pontinhos só que eles já nasceram mortos ela voltou a chocar os outros seis ovos isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2024/04/galinhas-qurebrou-ovos-chocos-e.html?m=1

      Excluir