sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

GALINHAS - Galo índio e troca de pena

Pergunta:
"Olá, tudo bem? Espero que sim. Eu tenho uma dúvida sobre os galos. Eu tenho um galo índio de uns 2 anos no máximo, comprei ele faz 6 meses. Só q as penas dele estão sempre mudando, ele nunca está cheio de penas. Fica feio. Tipo o pescoço as asas as costas. O que eu posso fazer pra ajudar? As outras galinhas não estão arrancando as penas e quando as delas caem nascem rápido. As dele parece que não nascem mesmo. E eu posso chocar os ovos das galinhas mesmo com ele nesse estado de troca de pena?" Por Gladyson Lage em GARNIZÉS - Alimentação x postura de ovos / Feeding x laying eggs. 23/02/17.

Resposta:
Olá, Gladyson, bem e você?
Galo da espécie índio não possuem muitas penas mesmo. Até parecem galos "magros", são esguios e pouco corpulentos. São bem diferentes daquelas galinhas de algumas espécies com muitas penas e plumas, e até tem o biotipo mais encorporado.
Se o galo não apresenta outros sinais suspeitos de doenças, como diarreia, verugas no corpo, feridas, falta de apetite etc. não me parece ser caso de preocupação.
Animais saudáveis são ativos, espertos, comem bem, fezes sólidas, e possuem a aparência (corpo, patas, bico, penas) com cores vivas, bonitaa, uniformes.
O ideal é consultar um vet, criador de galinhas ou especialista.
Se não for possível e o galo estiver aparentemente bem, talvez seja o caso de você aguardar e continuar observando.
Troca de penas (mudas) em aves não é comum que deixe falhas. Geralmente, percebemos pela maior quantidade de penas no chão, mas as novas (num animal saudável) já estão prontas de modo que dificilmente se veem falhas.
Vacine o galinheiro.
Sobre a reprodução, se houver doença no galinheiro, deve-se evitar reprodução e incubação, para evitar a proliferação da doença. Inclusive ovos (ou animais) não devem ser consumidos.
Se for apenas troca de penas, não há nenhum impedimento quanto à incubação.
Boa sorte!


2 comentários: