terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

GALINHAS - Doença no galinheiro

Pergunta:
"Oi, boa noite tenho uma galinha velha e um galo com 9 meses e outras galinhas, a minha galinha e o galo estão coçando muito em cima dos olhos, chega a ficar irritado o local, a galinha fica direto com o olho fechado, mandaram dar terramicina, mas não resolveu o que pode ser em meu amigo. Obrigado." Por Leonísia em GALINHAS - Pintinho sem andar e com abcesso. 06/01/17.

Resposta:
Olá, Leonísia!
Certamente, há alguma doença atingindo suas galinhas. Talvez até mais de uma.
Não há como diagnosticar doença pela net.
Terramicina é um medicamento indicado, mas se não funcionou, vá a uma avicultura ou casa de ração, informe o ocorrido e busque outra medicação.
Tente outra medicação de amplo espectro (combate várias doenças). Se uma não funciona, fale com um vet, especialista ou criador (ou mesmo com alguém que entenda da própria avicultura), sobre a possibilidade de substituir. Algumas bactérias são resistentes e há necessidade de trocar. Mas converse com alguém que entenda. Há possibilidade de insistir no mesmo remédio até cortar. Cada caso é um caso.
Verifique também se você está aplicando Terramicina corretamente e pelo tempo indicado. Pode ser que precise continuar administrando por mais tempo.
Independente do que decida, é muito importante redobrar a higiene do galinheiro. Procure na barra de pesquisa sobre higienização de galinheiro em fass de doença. Não é fácil eliminar doença, isto porque se o local não está sendo controlado, os animais se recontaminam e assim vai dificultando a cura.
Em resumo: limpeza redobrada, esterelizar bebedouros, comedouros. Procure no Blog como limpar diversos tipos de galinheiros (grama, terra etc.). Descarte ninhos, madeiras, puleiros, tudo que possa ser descartado e substituído. Faça pedilúvio na entrada do galinheiro (pesquise aqui no Blog). Não consuma ovos. Animais mortos devem ser incinerados (queimados) e não enterrados.
E não desista. Dá trabalho, insista até a cura.
Ao normalizar a situação, vacine o galinheiro.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário