quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

GALINHAS - Controle de doença em galinheiro

Pergunta:
"Bom dia! Estou desesperada. Meus frangos e minhas galinhas estão morrendo todos, todos vacinados e mesmo assim deu gogo e estão morrendo uso antibiótico e nada de controlar, todos os dias amanhece de 2 a 4 mortos, já higienizei mas não adiantou o que fazer?" em PREVISÃO TEMPO - Áreas oceânicas

Resposta:
Olá, bem vinda!
Controlar doença em galinheiro não é uma tarefa fácil.
Pode demorar algum tempo até que a situação normalize. Semanas e até meses. Você deve insistir nas medidas de controle até eliminar o foco da doença.
Isole animais doentes, separe dos sadios, para evitar contaminação. Apareceu triste, amoado, já separe. Faça uma espécie de setor de isolamento ou quarentena.
Medique os animais doentes. Vacinar todo o galinheiro após a eliminação da doença.
Providencie a desinfecção do local. Há postagem aqui no Blog sobre como desinfetar e esterelizar galinheiro. Faça isso toda semana e alterne as técnicas.
Se possível, mude os animais de local por um período, mantendo a desinfecção de ambos locais. Desinfetar local inclui bebedouros, comedouros, puleiros, ninhos.
Mantenha só uma pessoa (ou o mínimo possível) entrando no galinheiro. Faça pedilúvio (pesquise aqui no Blog) antes de entrar e sair do galinheiro.
Descarte (incinere) ninhos e qualquer objetos no local. Mantenha o mais limpo e vazio possível.
Veja com especialista, criador ou veterinário sobre a possibilidade de alterar o antibiótico, para uma melhor eficácia, para evitar resistência do agente patolôgico.
Garanta uma alimentação nutritiva e com suplementação se necessário, para o organismo das galinhas reagirem bem no combate da doença.
Incinere (queime) os corpos de aves mortas. Não enterre no local ou próximo, não descarte em lixo comum.
Não consuma ovos, não coloque para chocar.
Não desanime, controlar doença é trabalhoso mesmo.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário