quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CÃES - Cachorrinha sem ânus e incontinência fecal

Pergunta:
"Boa tarde tudo bem? Adotei uma shitzu que nasceu sem o ânus. Quando a adotei não sabia, porém quando percebi que ela se espremia muito para defecar e não saia nada, imediatamente a levei no veterinário. Ela já passou por duas cirurgias, e na última foi preciso cortar uma parte do intestino. Conclusão hoje ela sofre com a incontinência fecal. Atualmente estou fazendo um tratamento da glândula, que apesar de ter nascido sem o ânus, tem as duas glândulas, e uma está dando trabalho com infecções frequentes. Sei que no caso dela o problema da incontinência nunca terá cura, sendo assim gostaria de algumas dicas de como devo agir no dia a dia. Estou tendo muitas dificuldades, pois trabalho e ela fica sozinha o dia todo. Estava deixando-a dentro de casa, mas por ser filhote e ter passado por tudo o que passou, ainda não consegui adestrá-la, então ela acaba fazendo muita sujeira. Desde ontem ela está ficando no quintal. Eu limpo todo dia e a área onde fica é bem espaçosa, porém fico com receio em função das glândulas. Quando a adotei ela estava com 3 meses, e nunca havia defecado. Após a cirurgia, a veterinária me informou que ela estava com apenas 1,5 kg (totalmente desnutrida). Fazem 2 meses da ultima cirurgia, hoje ela pesa 4,6 Kg. Agradeço a atenção." em ANIMAIS DEFICIENTES - Adaptações no ambiente. 25/01/17.

Resposta:
Olá, bem vinda!
Cuidar de um animal com incontinência é trabalhoso, mas não impossível. E com o tempo você vai se adaptar, não desista dela!
Não tem problema que ela fique o dia sozinha, pois não há necessidade de eliminar cocô tantas vezes como xixi.
Meu cachorrinho soltava o cocô sem nenhuma intervenção. Acredito que possa acontecer com a sua também.
Adestrar provavelmente não vai solucionar porque els não controla as fezes, então não será uma questão de condicionar a fazer no local certo. O adestramento funciona quando as funções estão normalizadas. Imagine que ela pode até aprender onde se deve fazer as necessidades, mas se o cocô sai sem controle, não há como esperar que ela solte as fezes num local determinado.

Eu sugiro primeiro que alimente de forma que as fezes saiam mais sólidas que pastosas. Cocô mole ou diarreia é um desastre. Experimente rações até que o cocô saia numa consistência que não faça muita sujeira. O meu cachorrinho fazia em bolinhas, era só recolher as bolinhas, geralmente não havia marcas ou borrões de cocô. O cocô não era problema.

Se ela não tiver eliminando sozinha ou tiver alguma retenção por mais de 24h, peça ao vet para te indicar alguma massagem abdominal para expelir as fezes.

Se ela fica sozinha durante o dia num local onde pode sujar, deixe ela livre para liberar o cocô. Com o tempo, ela vai fazer o xixi num local específico (isto ela pode ser ensinada, pois tem controle e pode aprender a fazer). Mantendo o cocô durinho, ficará fácil limpar. Lembre-se de deixá-la em local seguro, sem riscos para que ela fuja, se fira ou machuque ou mesmk seja levada por alguém.

Você pode colocar fralda no tempo em que ela fica dentro de casa. Apesar de que se ela fizer xixi no local adequado e você souber como e quando o cocô vai sair (isso aprendemos com o tempo, a sua percepção vai te indicar muitas coisas, observe e fique atenta) talvez possa ficar sem fralda dentro de casa também.

A fralda não pode ser deixada por um longo período sem trocar, pois assa e pode causar infecções. Em caso de ficar de fralda, o cuidado deve ser como com um bebê, trocada a cada curto período, o que não é possível se ela fique sozinha. Por isso oriento que fralda só quando tiver alguém para trocar.

Finalmente, eu indico três tratamentos para melhora desse quadro.

Fisioterapia: exercícios fisioterápicos poddm trazer algum benefício, algumas adapatações para essa situação. O organismo é adaptável, basta buscar e conhecer técnicas para a finalidade que precisa. Procure um vet especializado em fisioterapias.

Acupuntura: é um tratamento de custo acessível, sem efeitos colaterais e pode ser eficaz. Procure um vet acupunturista.

Reiki: é uma energia de cura pelas mãos com eficiência. O reikiano aplica reiki direcionado a necessidade do órgão, para estabilizar, melhor a desfuncionalidade. Pode ser feita a distância e muotam oessoas doam (gratuito). No facebook há grupos que tratam do assunto (reiki para animais), procure-os.

Células-tronco: esse tratamento é uma inovação e pode ser feito por vet com curso específico. O vet irá avaliar o problema do caso e informar se o tratamento pode trazer benefícios, se valem a pena, as possibilidades etc. O inconveniente é o valor. O tratamento é muito caro, por iso vale uma consulta para verificar as reais chances de melhora.

Todos esses tratamentos já foram falados por aqui. Procure na barra de pesquisa. Caso tenha mais dúvidas, volte a perguntar!

Boa sorte, bela atitude e não desista de sua cachorrinha!

9 comentários:

  1. Muito obrigado pela resposta!
    Com certeza seguirei seus conselhos.
    Ela fica em local seguro. Minha preocupação é somente em função das inflamacoes das glândulas e da parte do ânus mesmo que é bem sensível.
    Mas aos poucos vou aprendendo.
    Muito obrigado!!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique observando. Qualquer alteração procure o vet. Se puder, estou aqui para ajudar e trocar experiências.
      Você teria interesse em contar sua história aqui no Blog?
      Agradeço!

      Excluir
  2. olá!
    nossa filhote nasceu com defito nas patas de tras. E ainda por cima sem ânus. No momento ela só mama. Mas sei que mais tarde tera problemas. Oque fazer? Nao tenho condiçao de leva-la ao vetetinário.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Se nasceu sem ânus não vai sobreviver.
      Näo tem jeito, precisa levar ao vet!

      Excluir
  4. Um filhote sobre vive a quanto tempo sem defecar. Minha cachorra teve 3 filhotes um deles nasceu em o ânus, a gente não tinha se dado conta que ele não tinha. Antes de ontem ele começou a vomitar e ficamos preocupadas, dei chá de erva doce para melhorar e gota de azeite p ele conseguir fazer as necessidades dele (nós não fazíamos ideia do problema real). Fui notar hoje, você acha que tem chance dele aguentar até segunda-feira?

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite eu estou cuidando do cachorrinha que nasceu sem ânus,ela não era minha mais moça da casa aonde ela nasceu não tinha condições de leva a cachorrinha no veterinário essa pessoa falou que cachorrinha ia morrer foi ai que eu marcilene entre nessa história pois fiquei muito triste resolvi pegar ela ir levar para fazer cirurgia desde então não tem sido muito fácil minha luta pela Heloísa Vitória ela está com dois meses vai ter que fazer outa cirurgia 18/2/2019 eu estou muito preocupada pois não tenho condições,mas assim mesmo estou tentando conheci uma veterinária muito especial Ruthiane bandeira clínica dessa doutora fica em Manaus no educandos desde do dia que peguei Heloísa ela tem mim ajudando bastante mesma assim hoje não sei nem como vou fazer pra mim continuar cuidando Heloísa 🐕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista da Heloída, não! Faça rifa, peça ajuda, venda algo, vai aparecer dinheiro! Só peça e faça sua parte com amor!
      Boa sorte, Deus abençõe vocês.

      Excluir