quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

GALINHAS - Aquecimento de pintinho com lampada amarela

Pergunta:
"Bom dia. Hoje achei uma ninhada, mas a galinha já tinha abandonado e o ninho estava cheio de formigas grandes, mas tinham 3 ovos com pintinhos vivos dentro. Um deles estava um pouco rachado, e tinha entrado formiga por essa abertura, mas ela saiu, acho que não ficou mais nenhuma. Recolhi esses três ovos e coloquei dentro de uma caixa de sapato com lã atrás da geladeira, que fica bem quentinho. Está certo? O que posso fazer? Será que há alguma chance de sobreviverem? O ninho tinha 16 ovos. 6 nasceram e estão com a galinha, 3 comigo e os outros ficaram chocos. Quando peguei, os três pintinhos piavam, agora só o do ovo um pouco aberto que pia. Agora acho que ele dormiu, mas piava bastante. Ainda está respirando. o ovo dele quebrou mais, está bem aberto no meio, mas ele não saiu ainda, apesar de que até agora a pouco ele se mexia bastante lá dentro. O que faço? Será que vão sobreviver? Estou numa roça, não tenho nenhum papelão maior, nem caixa de madeira, nem lâmpada incandescente com os" por Letícia Carvalho em GALINHAS - Cuidados com pintinhos órfãos. 08/12/16.

Resposta:
Olá, Letícia!
Os ovos que estão abertos e os pintinhos recém-nascidos devem ficar na lâmpada comum, a amarela mesmo, não é a branca incandescente, porque não esquenta.
Lâmpada amarela comum deve ter. Arrume uma presa a um bocal que funcione (abajur serve) e coloque sobre uma caixa de papelão com ovos. Se não arranjar lâmpada, deixe atrás da geladeira mesmo, recebendo calor. Cuidado para não encostar a caixa nas ferragens da geladeira ou impedir que a geladeira elimine o calor. Só deixe próximo, não em cima ou grudado.
Sobre ajudar os pintinhos a sair do ovo, talvez seja necessário.
Leia essa postagem:
http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1

Após ler tudo, siga as instruções, a regra é ir ajudando aos poucos, mas ajudar caso veja que o pintinho parou de quebrar a casca por mais de 24h.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário