Pergunta:
"Oi, tenho um casa parecido. Jogaram um ovo no lixo e nasceu um pintinho, estou cuidando dele e seguindo essas explicações, não chei caixa (estou providenciando). Aí botei-o numa gaiola, só pra dormir, ele pia, cubro ele, mas ele quer sair pra fora, kkk, brinco com ele e boto de volta lá, me ajuda, por favor." Por Aduylio Júlio Medeiros Dantas dos Santos em GALINHAS - Criança cuidando de pintinho. 03/11/16.
Resposta:
Olá, Aduylio!
Muito legal sua atitude!
Procure na caixa na lateral direita da tela postagens sobre pintinhos recém-nascidos, já escrevi muita coisa.
Mas resumindo, você deve colocá-lo num local seguro (pode ser gaiola), com água e comida. É importante o aquecimento nessa primeira fase. Arrume uma lâmpada e coloque sobre o local. Pode ser uma luminária ou abajur que tenha luz amarela, a branca não esquenta. Nem muito baixa e nem muito alta. A uma altura que ele possa se aproximar e se afastar. À noite, você pode enrolá-lo num pano e deixar escuro. Tecido leve e sem apertar obviamente.
É normal ele piar. Com o tempo acostuma. Se tiver água, comida e aquecimento em ordem, não há que se preocupar com o piado.
Uma ideia é arrumar um pintinho amiguinho para ele não ficar sozinho e parar de piar. Não tire de galinha? Compre um em avicultura. Qualquer um do tamanho dele.
Se ele está espertinho a ponto de sair pra fora, está bem.
Quanto mais tempo você ficar com ele, menos ele acostuma a ficar só e vai piar quando ficar. Mas isso não é ruim. Acostumar com você vai torná-lo bem mansinho. Ele vai te seguir como segue a mãe. E pode ser um galo ou galinha doméstico como um animalzinho de estimação!
Tive um pintinho assim. Ele se enfiava dentro da minha mão sozinho, queria proteção. Depois que cresceu, foi para o galinheiro. Tornou-se uma galinha bem mansinha, vinha perto e deixava fazer carinho. Chamei-a de Griselda!
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário