quinta-feira, 24 de novembro de 2016

GALINHAS - Pintinho ferido e alívio da dor

Pergunta:
"Meu pintinho só tem 3 dias comigo a mãe dele o abandonou :( um pedaço de madeira caiu em cima dele,pensei que ele não irá resistir mais já faz 16 horas e ele não morreu acho que é um bom sinal,ele não quer comer nada estou preocupado.Estou muito preocupado qual remédio irei dar a ele? e que dose? Ele só tem 4 dias de vida hoje meu Deus estou muito preocupado" por Carlos Eduardo em DÚVIDA - Pintinho quebrou a pata. 24/11/16.

Resposta:
Olá, Carlos Eduardo!
Medicação só um vet pode prescrever, até porque não sabemos qual parte ou órgão foi atingido ou lesionado. O ideal era levar no vet. Não tem o que fazer quanto à remédio por agora. Até porque aves são muito delicadas, qualquer medicação errada, morrem.
Se ele sobreviveu até agora, grandes chances de se recuperar sozinho. O organismo vai se recuperando.
Mantenha os cuidados, água, alimento, aquecimento.
Para tentar aliviar a dor, aspirina. Porém a dose é muito mínima. Amasse um comprimido. Coloque um dos pedacinho (minúsculo, menor possível, tamanho de cabeça de alfinete, uma lasquinha mesmo) em meio copo de água. Coloque duas gotas no bico dele. Se passadas umas 5h sem alteração (nem piora, nem melhora), aumente a lasquinha e tente de novo. Mas sempre lasquinha dissolvida em meio copo d'água.
Boa sorte!

14 comentários:

  1. Meu pintinho se machucou na chocadeira e ficou com umas da perna torta e não dobra mais ele deve estar agora com uns 25 dias e começou a piar demais o tempo todo peguei ele é percebi que a perna estava ficando roxa então achei que estava sentindo dor e dei 2 gotas de paracetamol pra ele mas parece que piorou fica se debatendo o tempo todo como se estivesse tendo um ataque epiléptico ele não quer comer deixar água na seringa pra ele mas nada mudou o que faço só quis ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva no veterinário. Não dá pra saber o que ele tem pela net!

      Excluir
  2. Bom dia, meu pintinho tem uns 20 dias e ficou alejado das pernas,parece que ficaram inchadas,mas não sei o que aconteceu os dedinhos parecem enroscar, ele está comendo e bebendo mas não anda e parece sentir dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença aviária. Busque medicação em avicultura. Diga o que acontece e eles te informarão!

      Excluir
  3. Minha galinha rhode e uma caipira estavam com catarro a 5 dias ,pus na água 8 gotas de querosene a caipira melhorou porém a rhode ontem se deitou e não andava nem comia mais fiz um mingau de fubá é dei,e hoje dei uma gota de paracetamol pra ela porém ela começou a se debater a cabeça ficou muito vermelha e ela acabou morrendo.oque será que aconteceu?será que vou ter que passar algum remédio no quintal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você queimou o organismo da galinha com querosene.
      Ela estava com doença aviária e o querosene piorou.
      Tem que esterelizar o quintal e vacinar as outras galinhas.

      Excluir
  4. Meu pintinho estava na gaiola e acho que algum bicho ou não sei machucou ele agora ele está com a patinha manca e não consegue colocar ela no chão já faz um dia eu coloquei ele em uma gaiola no meu quarto mas alguém consegue me ajudar? Ele vai conseguir se recuperar sozinho ou levo ele em um pet?

    ResponderExcluir
  5. Acho que o meu comentário saiu
    Podem me ajudar por favor meu pintinho tem aproximadamente 25 dias, ontem sexta feira ela machucou a patinha e não consegue colocar pra baixo não sei o que deu por que quando eu fui pegar ele ele já estava assim mais estou com muita do de ver ela assim será que ela se cura sozinha ou levo ela em um pet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais provável doença aviária do que ferimento. Se não tem machucado, nem sangue, certamente doença.
      Doenças aviárias causam problemas de locomoção (andar).
      Vá até uma avicultura ou casa de ração e peça medicamento de amplo espectro para doença de galinha.
      Dê o remédio conforme a bula, peça orientação onde comprar.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Gente me ajudem, meu pintinho quebrou a perninha o que eu faço, posso dar dipirona p dor

      Excluir
    3. Pode. 1 gota de dipirona misturada em 2 de água. Dar 1 gota da solução a cada umas 4, 5h. E faça uma talinha para a pata e deixe em repouso.

      Excluir
  6. Meu pintinho não para de piar ,não sei o que fazer os irmãozinhos dele não estão assim ,ele não come nem bebê :(

    ResponderExcluir
  7. Meu pintinho deve der umas 2 semanas aí ele começou a mancar ele estava melhorando mais depois voltou a mancar hj encontreisso ele no terreno com pescoço todo mole com os olhos fechados parecia que iria morrer mais pequei ele é estou tentando cuidar dou água, soro,caldo de feijão ele como mais ele não consegue abriRetirar o olho quando pego nele parece que ele está sentindo muita dor e ficou o dia inteiro deitado fica balançando a cabeça o que eu faço me ajude por favor

    ResponderExcluir
  8. Minha galinha de alguns meses foi mordida na cabaça pelo meu cachorro, ela faz 24 horas que sobrevivel, um dos seus olhos nao abre mais, ela n consegui anda e comer e nem bebe.

    ResponderExcluir