domingo, 13 de novembro de 2016

CÃES - Pontos de castração

Sou totalmente a favor da castração de cães e gatos e deixo claro em todos os textos relacionados que publico.
O assunto de hoje é sobre os pontos da castração, principalmente em fêmeas.
A incisão, o corte em fêmeas é maior do que em machos, por isso devemos ter mais atenção.
Uma cirurgia bem feita deixa um corte bem fechadinho.
Às vezes, em virtude de o corte ficar entre as tetinhas da cachorra, pode acumular sujeira com mais facilidade.
O cuidado principal a se ter após uma cirurgia de castração é manter o local do corte limpo.
Um antiséptico spray ou iodo resolve.
Não há necessidade de passar medicamentos específicos. Apenas manter sequinho e limpo.
É comum que fique avermelhado ou apareça um sangue sequinho.
Se houver alguma sujeira acumulada, os pontos podem infeccionar.
E então, o vet deve avaliar e tratar, pois pode complicar.
Os pontos devem ser retirados pelo vet, se não caírem sozinhos, pode acontecer.
É importante não deixar a cachorra ficar lambendo, facilita infecção.
Com algum tempo, meses, pontos retirados, o local deve estar cicatrizado, sem secreções, sem sangue e sem vermelhidão, apenas cicatriz que tende a ficar cada vez mais imperceptível.
Os pontos internos podem ser sentidos se apalparmos o local após essa cicatrização.
Nem sempre podem ser percebidos com facilidade, depende do tecido do local, da grossura do fio etc.
Não há nenhum problema em sentir os pontos internos ao passar a mão.
O que não pode acontecer é de os pontos internos perfurarem a pele e apontarem para fora. Ou surgir algum "buraco" entre os pontos alinhados. Pode significar que algum ponto abriu e isso precisa ser avaliado pelo vet.
Qualquer dessas anormalidades devem ser vistas pelo vet.
O normal é estar fechado, sequinho, sem perfurações ou secreções. Somente sentir os pontos por baixo da pele cicatrizada. Qualquer situação diferente deve ser examinada pelo vet.

23 comentários:

  1. Mto bom o post sobre castração.
    Minha cadelinha de 7 meses foi castrada há 27 dias. Tudo normal. Mas eu não esperava aparecer estes pontos internos debaixo da pele, fiquei mto assustada! Como ela é mto pequenininha ( popdle toy). Sinto medo destes pontos tocáveis abaixo da pele, a machucar,causar desconforto, ou até mesmo prejudicarem mais tarde...
    O veterinário diz estar tudo bem. Disse ser normal, mas eu não sabia q "ficariam tocáveis..."
    Será q posso ficar tranquila?
    Sua postagem aqui foi a única explicação q me acalmou um pouco...
    Poderia por favor, me dar uma uma luz? Estou preocupada, ela está toda feliz! Mas eu estou sofrendo com isto.
    Ela poderá conviver com estes pontos, com o tempo, eles poderão ficar menos tocáveis?
    Não há perigo de rejeição?
    Eu a levei p castrar por ser mto pequena e "primeiramente, por amor mesmo, pela qualidade de vida e saúde dela ..."
    Os pontos não a incomodam, estão incomodando minha cabeça.
    Por favor, aguardo seu parecer , sua Palavra final, pra eu descansar meu coração...
    Desde já grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode descansar. Leia resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/caes-pontos-da-castracao.html?m=1

      Excluir
    2. Minha cadela foi castrada a 25 dias o corte cicatrizou bem porém tem um furinho pequeno vertendo um sanguinho que nao fecha de jeito nenhum o que sera?

      Excluir
  2. A minha cadelinha fes a crirugia de castração a uma mês e meio e só agora estou sentindo os pontos internos estão Ben tocaveis gostaria de saber se esses pontos somem com o tempo é qual o tempo para sumirem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/04/caes-castracao-e-pontos-internos.html?m=1

      Excluir
  3. BOA NOITE, gostei das explicacoes sobre esses pontos internos que ficam tocaveis, estava muito preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, os pontos internos ficam "palpáveis", dá pra sentir. E tudo ok. Apenas se houver alguma feridinha, algum pontinho sair pra fora (é uma como linha de nylon), aí tem que levar no vet porque houve algo errado. Mas nada grave, só não descuidar.

      Excluir
  4. No centro de zoonozes de bh a incisao e feita do lado e nao no meio da barriga. Castrei 2 cadelas la e achei a recuperao mais rapida. E normal dessa forma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/caes-incisao-da-castracao-em-femeas.html?m=1

      Excluir
  5. Minha cadelinha foi castrada a 6 dias e amanhã posso tirar e deixar ela sem curativo mais vi que esta um pouco inchado ... isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, provavelmente infeccionaram os pontos. Retorne ao vet!

      Excluir
  6. Minha cachorra operou a 6 dias hj retornei ao vet e ao apalpar ele disse que vai ter que fazer a cirurgia novamente, o que pode ter dado errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que perguntar ao veterinário, é obrigação dele te informar!

      Excluir
  7. Minha cachorrinha foi operada a 6 dias levei ao vet hj ele apalpou a barriga dela e disse que vai ter que operar novamente, pois os pontos interno abriram. O que pode ter dado errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questione o vet! E pergunte dos riscos inclusive. Não é normal tem que refazer, algo aconteceu e você tem o direito de saber.

      Excluir
  8. Boa Tarde, castrei minha cadela a 4 dias, porem ela e muito imperativa e ontem a noite comecou a sair um sangue grosso tipo salmoura porem os pontos estao ok, e normal sair isso???? Estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, eu levei na clínica segundo o veterinário os pontos estao sequinho, que o q esta acontecendo e por conta da agitação dela.

      Excluir
    2. Fiquei na duvida agora, sera msm que esta cicatrizando ... Com medo

      Excluir
  9. Boa noite, hoje foi retirado os pontos da minha cadelinha, só que tem umas partes bem escuras, será que é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escura como?
      O vet que retirou os pontos não falou nada? Pergunte!
      O normal é estar sequinho, sem secreções.

      Excluir
  10. Olá minha cadela foi castrada faz umas duas semana,ela já está bem foi retirado os pontos,Mas estou preocupada com os pontos internos,Pq saiu uma pontinha pra fora pq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2020/02/caes-ponto-de-castracao-para-fora.html

      Excluir