Pergunta:
"Boa noite, da ninhada de uma galinha apenas 3 descascaram, e destes 2 nasceram bem e o terceiro encontramos desfalecido e gelado, íamos sacrificá-lo, mas ao retirá-lo da gaiola ele começou a piar, fiquei com dó e o aqueci com uma bolsa de água quente e panos quentes. Ele teve uma melhora, mas identificamos que ele tem uma má formação nas patas, que dificultam sua locomoção, recolocamos na galinha e ela o rejeitou. Novamente o encontramos desfalecido e gelado, aqueci-o novamente e está há 3 dias numa caminha com bolsa de água quente, panos e lâmpada, além de água e ração para filhote. Estou fazendo uma mistura de água e ração e dou está para ele com seringa 2 vezes por dia e deixo comida a vontade, mas quase não vejo comer, acho que ele tem poucas chances, mas não queria desistir dele. Teria mais alguma coisa que posso fazer?" Por Cristiane Rorig em GALINHAS - Cuidados. 31/10/16.
Resposta:
Olá, Cristiane!
Primeiramente, fico muito feliz em ler algo como seu relato.
Sou inteiramente a favor de lutarmos pelos animais, independente da situação, por mais delicada que seja. Eu acredito que há algo transcendental em posturas como essa.
Mas indo direto ao caso, me parece que você está fazendo todo o possível.
Há diversas postagens no Blog sobre como cuidar de pintinho, local, aquecimento, alimento etc. Se ele tem se alimentado (está fazendo cocó é sinal de funcionamento do sistema digestivo), no mais apenas não descuide do aquecimento. Nos primeiros dias, manter o pintinho aquecido é fundamental para sobrevivência.
Quanto a dificuldade de locomoção, já comentei aqui sobre situação em que a mãe,de qualquer espécie, rejeita e abandona filhotes deficientes, doentes, inviáveis.Há um instinto delas que as faz identificar e agir assim. Dizem os estudiosos que é algo como seleção natural, em que a mãe se poupa de cuidar de um filhote em tese inviável, já que tem poucas chances, e até pode se dedicar melhor aos mais preparados.
De toda forma, eu sou contra eutanásia. Em qualquer caso. Faria o mesmo que fez.
Sobre o pintinho, podem ser duas coisas: deficiência mesmo (genética ou decorrente de problema durante a incubação, mais comum em chocadeiras) ou doença.
E saber o que ocorre é importante para saber como cuidar e tratar se for o caso.
E isso apenas um criador, especialista, veterinário.
Se for deficiência, não há muito a se fazer, além de cuidar direitinho e oferecer uma boa qualidade de vida a ele.
Se for doença, deve ser tratado com medicação própria adquirida em casa de rações ou avicultura. Há algumas doenças que afetam o sistema locomotor. Assim, esse sinal que relata pode ser sinal de contaminação. Geralmente, doença está associada a putros sinais como apatia e principalmente diarreia (fezes grudadas na cloaca).
No mais, cuide com carinho do pintinho.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário