Recebo muitas perguntas relatando alguns sinais de doença em galinhas, perguntando qual seria e como tratar.
Fiz uma postagem sobre sinais e doenças para uma noção geral a quem cria, mas não tenho como diagnosticar doenças pela internet.
Quando criamos galinhas, vemos que doenças são comuns e, com orientação e observação, passamos a identificar algumas, mas há sinais muito parecidos de determinadas doenças, nem sempre é possível saber assim. Também, há sinais comuns a muitas doenças, como a diarreia, por exemplo.
Um diagnóstico seguro só pode ser feito por alguém que examinar os animais, devendo ser alguém que entenda do assunto como veterinário, criador de aves, especialista em aves, zootecnista.
Porém, muitos não tem acesso a esses profissionais.
Veja abaixo algumas orientações.
Como saber se as galinhas estão doentes?
Como em qualquer animal, qualquer anormalidade na saúde e comportamento pode indicar doença.
Desde ficar quieto, "tristinho", até paralisias corporais.
São sinais comuns de doenças: apatia, prostração, diarreia, membros caídos (pescoço, asas, patas), dificuldade de se alimentar, dificuldade de se locomover, dificuldade para respirar, qualquer sinal diferente no corpo (falta de pena, verrugas, bolhas, feridas), paralisias totais ou parciais etc.
Qual o tratamento para galinhas doentes?
Como dito, o tratamento adequado depende de um exame. Não sendo possível, vá até um estabelecimento que venda ração para animais, avicultura, produtos agropecuários e procure medicação para galinha de amplo espectro (são medicamentos que combatem várias doenças, ainda que não se saiba ao certo qual seja).
Em geral, esses medicamentos são indicados para tratar as doenças mais comuns nos galinheiros.
Peça a bula ou se oriente sobre o modo de administração.
Galinhas são muito frágeis em relação a doenças. Quando aparecem os sinais externos, geralmente o estágio da doença está avançado. Muitos animais não resistem a tempo de tratamento.
As fezes das galinhas são altamente contaminantes. Por isso, em caso de doença, redobre a higiene do local. Separe ou isole animais sem sinais de doentes.
Após o término do tratamento, vacine as galinhas. A vacinação contra enfermidades mais comuns são simples e muito baratas. Vale a pena, pois uma doença pode matar todo o galinheiro e deixar o local contaminado por meses.
Em caso de doença, suspenda o consumo de ovos ou carne de frango dessas galinhas. Não coloque para chocar também, pois pintinhos podem já nascer doentes.
Após o fim da situação de doença, faça uma esterilização mais pronfunda no local. Há algumas formas, escolha a que for possível. É importante eliminar agentes patológicos do local para evitar novas contaminações.
Corpos de animais mortos pela doença devem ser incinerados (queimados) e não enterrados, para evitar contaminação. Consumidos jamais.
Como evitar doença em galinhas?
- alimentação saudável e apropriada;
- higiene/limpeza sempre, inclusive na água e alimento;
- vacinar as aves;
- isolar aves com suspeita de doença e fazer quarentena de animais novos (separados por 40 dias, só colocar junto se não manifestar doença);
- tratar em caso de doença instalada;
- não havendo doença, fazer esterilização do local regularmente (a cada 6 meses, por exemplo),
- não manter animais de várias espécies juntos em local pequeno (galinha, porco, coelho etc), pois agentes que não causam prejuízo pra certo animal, pode causar doença em outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário