segunda-feira, 11 de julho de 2016

ALIMENTAÇÃO CANINA - Alimentação natural para cão alérgico

 Sou adepto da alimentação natural, ao invés da industrializada, para os animais de quem cuido. E tenho um animal alérgico.
Assim que foram feitos os testes e descobrimos a que era alérgio, tive que ajustar a alimentação, porque uma das substâncias é o arroz, carboidrato da alimentação que eu oferecia, além de base das rações todas do mercado, inclusive para cães alérgicos.
Passei a fazer um teste com: abóbora, beterraba e fígado de boi. Às vezes, batata inglesa, batata doce, abobrinha paulista. A aceitação foi ótima. Porém a base abóbora apresentou inconvenientes.
A abóbora poderia ser abóbora mesmo, cabotiã ou moranga. O que tivesse em conta.
Esses legumes não rendem. Ao cozinhar, murcham. Logo, precisava comprar grande quantidade. Ir no mercado era cansativo. Pesado literalmente. Até porque exigia que fosse quase toda semana.
E percebi que não sustentava o animal. Embora palatável, a fome (desesperada) vinha rápido.

Foi então que procurei outra base. Estou testando banana. Pensei na biomassa de banana verde. Mas a banana madura tem dado certo e não requer um cuidado especial no fazimento.

A alimentação do momento tem sido: banana, beterraba e fígado de boi. Um pedacinho de alho para evitar carrapatos. E água para cozinhar. E só. São refeições feitas só para os cães, sem tempero.
A aceitação foi ótima. Fezes normais. Rendimento melhor do que esperava: dois cachos por senana. Puns, comuns para cães que comem comida e não ração, continuam, com outro cheiro.
O quão sustenta o cão ainda está em avaliação, pois se trata de um animal muito guloso. Mas parece bom.
Lembrando que cozinho as frutas e legumes com casca, apenas corto em pedaços menores. O cozimento é bem rápido, por volta de 15 minutos, só o tempo de cozinhar o fígado e amolecer um pouco a beterraba. Se há cascas de outros legumes e tubérculos que seriam descartadas, vai junto.

As porções são colocadas em vasilhas de sorvete reaproveitadas, sendo que uso uma vasilha por dia, que dá duas refeições - manhã e noite -, o que atende um animal pesando em torno de 20kg, ideal 300g de alimento/dia.

Abaixo, imagens.





Para quem se interessa pelo assunto, visite o www.cachorroverde.com.br
Um conceituado site sobre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário