sábado, 11 de junho de 2016

GATOS - Como lidar com gato agitado?

Pergunta: Tenho uma gata filhote ainda. Foi castrada recentemente. Ela é muito agitada, arranha os móveis, morde o calcanhar das pessoas, suja as patas na terra e entra em casa e suja tudo. Como fazer para acalmá-la e evitar essa bagunça e sujeira?



Mia - a gatinha


Resposta:
Gatos têm alguns comportamentos típicos que não há como evitar, faz parte da natureza deles. Arrranhar móveis ou afiar as unhas é um deles. O que pode ser feito é oferecer alternativas como arranhadores (aqueles andares), brinquedos, colocar capa nos móveis que não podem ser arranhados.
O animal absorve o reflete o comportamento do cuidador. Não só gatos, mas é esperado que todos domésticos. Logo, se há alguém agitado na casa e o gato se identifica, irá reproduzir.
Filhotes são muito bagunceiros mesmo, cheios de energia. É uma fase que passa, mas também é o momento que o cuidador deve educá-lo. Até um ano, ele deve ser ensinado sobre o que pode e não pode com repreensão (reforço negativo) ou estímulo (reforço positivo).
Há um mito de que gatos não entendem como os cães. Realmente, são diferentes em termos comportamentais, mas eles podem ser ensinados e aprendem, sim.
Móveis que podem ou não podem subir. Locais a que tem acesso ou não. Comportamentos adequados e inadequados. No primeiro ano, é o momento de educar o gato. Seja firme, mas sem violência. São animais inteligentes.
Alguns comportamentos inevitáveis podem ser minimizados ou reduzidos com outros recursos.
Pular muro, receber outros gatos e afins, a indicação é instalar gatil conforme a necessidade. Essa necessidade de se aventurar pelos muros é intrínseca, eles vão mesmo. Há várias formas de instalar gatis. Escolha a melhor. É uma decisão que interfere na arquitetura e estética da casa, mas ônus necessário a quem pretende manter limites ao gato.



Gatil da casa da gatinha Yuri do Gustavo - fechamento completo ou com hastes em 45o graus.



Gatos são curiosos e cavam terra. Embora animais limpos e não gostam de ficar sujos, vão cavocar terra, andar na chuva. A opção é manter local de terra com grama, vasos com pedrinhas, pedriscos. Cascas de árvores são muito interessantes a eles, mantenha disponível. E em dias de chuva, por exemplo, evitar sair de casa. Geralmente, a caixa sanitária fica num local interno, então não há problema.

A castração

Castrar o animal novo reduz alguns comportamentos como procura por outros animais para reprodução (e sendo gata, importantíssima, o ciclo de fertilidade da gata é muito frequente); evita doenças no sistema reprodutor; e pode (não necessariamente) deixar o animal mais tranquilo.
Digo pode, pois não há garantias. É uma tentativa, que vale a pena diante de todas as vantagens.
Importante lembrar que quanto mais nova a idade em que ocorrer a castração, mais chances de mudanças efetivas.
Ao castrar, eventual mudança não ocorre de forma rápida. Nos primeiros 2, 3 meses, os hormônios ainda estão no organismo do animal. A parada de produção surtirá efeitos num prazo razoável, inclusive os machos podem até gerar filhotes nos primeiris dias, em virtude do material reprodutivo que se encontra disponível.
A castração da gata implica na retirada do útero e impossibilidade de gerar filhotes (não terá cio mais) e do gato em retirada dos testículos, ou seja, a partir de então a producão de espeematozóides cessaeá, mas o que já estiver nos canais reprodutores podem gerar filhotes, até sua total eliminação do corpo.

Homeopatia

Não indico nenhuma medicação que altere o comportamento do gato. Pode haver efeitos colaterais graves e fatais.
A homeopatia é uma alternativa saudável, não imvasiva e com bons resultados.
Trato meus animais todos com homeopatia e tive excelentes resultados. Até em situações graves como convulsão em cachorro, honeopatia resolveu, sem necessidade de uma intervenção agressiva como Gardenal.
No caso de animais agitados, elétricos, a indicação que eu conheço é o ANIZEN.
Já falei dessa linha homeopática aqui no blog e indico.
Uso Anizen (e outros) para meus bichinhos e recomendo. Sem efeitos colaterais.
O valor não é muito atraente, um frasco custa em torno de R$50,00. Dependendo da dose, pode durar bastante. Apresenta-se em spray e pode ser borrifado na boca direto ou no alimento.

Reiki para animais

O reiki é uma energia emanada pelas mãos que não tem contraindicações e pode ser utilizada para buscar um bem ao ser que a recebe. Trata-se de uma energia de amor e que dá reaultados.
Meus animais recebem reiki e obtenho ótimos resultados.
Reiki não substitui tratamento convencional. É algo suplementar que opera mudanças!
Pode ser feito com a presença ou à distância. Há grupos virtuais em que colocamos os dados de animais e reikianos voluntários enviam reiki aos animais da lista. No facebook, você encontra comunidades.
Aliás, gatos são reikianos natos. Transmutadores de energia. Fazem o que faz o reiki com a família, casa, ambiente, pessoas que encontra.


Chakras de gatos



Fonte: http://pt.blastingnews.com/saude/2015/07/reiki-o-uso-da-terapia-energetica-nos-animais-00470051.html


Concluindo, conviver com um animal traz ônus e bônus. Os ônus podem ser minimizados com alternativas como as acima, para facilitar a nossa vida. Mas nem tudo pode ou deve ser eliminado. A natureza do animal sempre estará presente e ele terá comportamentos como tal.
O que é certo que os bônus - amor, aprendizado, companhia etc - sempre vale a pena!


Mia - a gatinha



Boa sorte!

2 comentários:

  1. MEU GATO TEM EXATAMENTE 1 ANO E COM 5 MESES FOI CASTRADO, ESTOU PERCEBENDO QUE EM 1 MES ELE ENGORDOU MUITO, ISSO É NORMAL? tO SUPER PREOCUPADA, E AGORA VOU COMPRAR RAÇÃO DE CASTRADO PORQUE ELE SEMPRE FOI UM GATO GRANDE E MAGRO E AGORA ESTA BARRIGUDO. ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/05/gatos-castrar-

      Excluir