sexta-feira, 27 de maio de 2016

GALINHAS - Pintinhos de granja morrendo

Pergunta:
"Olá, Não temos experiência com criação de galinha, estamos começando agora. Dia 14 compramos uma caixa com 100 pintinhos, segundo o vendedor tinham três dias de vida e já estavam vacinados. Fizemos um viveiro de aproximadamente 6m² e colocamos duas lâmpadas para aquecê-los. Porém, nos últimos cinco dias, ele começaram a morrer, um dia foi um, no outro dois, hoje foram quatro. Na caixa veio a informação que teríamos que manter as vacinas em dia, será esse o problema? Ainda há tempo de salvar os outros? Eles estão sempre espertinhos, comendo e bebendo normal e morrem do nada, e interessante é que, quando vamos retirar os mortos, eles estão bem amassadinhos, e nem demoramos a perceber quando um morre, porque durante o dia de hora em hora no máximo estamos de olho neles, com exceção quando morre a noite que só percebemos quando amanhece. Desculpa postar minha pergunta aqui, não encontrei onde postamos as perguntas." Por Mayara Merly em GALINHAS - Vacinação galinhas domésticas. 26/05/16.

Resposta:
Olá, Mayara!
Veja, pode ser morte natural ou doença.
Pode acontecer de alguns pintinhos novinhos não resistirem e morrerem por causas naturais (frio, são muito frágeis, uns mais fraquinhos). Até uns 15, 20 dias é mais adequado deixá-los em um ambiente fechado e não ao ar livre. Pode ser uma grande caixa ou gaiola, com lâmpada, ventilação e higiene.
Muito calor também pode matá-los. Não deixe a lâmpada muito próxima. Coloque a uma altura que eles possam se aproximar se estiverem com frio ou se afastar, se aquecer muito.
Porém se o número for aumentando a cada dia, pode suspeitar de doença. Quando alguma doença contamina uma quantidade grande, morrem vários de uma vez só e vai morrendo todo dia. Há alguns sintomas que indicam doença: diarreia, não comem, ficam quietinhos.
O ideal é vacinar mesmo e manter a vacinação em dia. Mas se o vendedor informou que foram vacinados, não se espera que uma doença ataque tão imediatamente.
Conforme forem crescendo, o calendário de vacinas deve ser seguido, mas considerando que vieram vacinados, não se espera que fiquem doentes assim.
Sugiro duas providências: procurar um veterinário, especialista ou criador, para verificar se há doença ou não. Se houver, tratar.
Além disso, procure o vendedor e peça o comprovante das vacinas dadas.
Caso possa se comprovar que o cento de pintinhos veio doente, você pode pedir ao vendedor que arque com o prejuízo, seja reembolsando o valor, seja repondo o número de pintinhos mortos. Não se pode vender animais doentes sem aviso ao comprador.
O que pode ser feito de imediato é separar se reparar que algum pintinho está com diarreia (a cloaca fica sujinha) ou tristinho, para evitar contágio. Os que estiverem bem devem ficar abrigados de vento, chuva, calor ou frio intenso.
Sobre ficarem amassadinhos, é porque os demais pisam.
Aqui no blog, há postagem sobre calendário de vacinas e cuidados gerais com pintinhos (lâmpada, fonte de calor etc.).
Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário